Nestas duas semanas as aulas da escola Xavier marques o foco das aulas têm sido o festival Xavier Music o qual tem como principal temática a diversidade e o posicionamento politicamente correto diante dela.
Vejamos demonstrações práticas a começar pelas letras das músicas:
“O mundo pode ser melhor (bis)
Depende de mim
Depende de você
Depende de quem possa acreditar”
E também:
“Se tem um bico de foca
Nariz de tamanduá
Mas se é amigo de fato a gente deixa como ele está
É tão lindo
Não precisa mudar
E eu adoro
Difícil é a gente explicar (...)”
O que eu achei interessante mesmo foi quando o professor Ednaldo me disse que a escolha do repertório feita pelas próprias professoras generalistas e a coreografia pelas próprias crianças.Esta última informação eu só vim mesmo a acreditar quando eu vi com meus próprios olhos uma aluna, por sinal muito desinibida e portadora de um talento nato bem visível começou a organizar a turma e elaborar a coreografia de acordo com a letra executada que , diga-se de passagem, casou muito bem!
A respeito da garota, Ednaldo me disse que ela já estava meio marcada pela professora, pois tinha também um comportamento um tanto rebelde a ponto de ela não querer que a menina participe do festival. Eu fui terminantemente contra, afinal se a menina vai bem na nossa disciplina como iremos reprová-la ou impedir que ela participe das atividades às quais ela tem bom aproveitamento? Podemos sim dar um suporte para a professora mais jamais interromper o seu desenvolvimento enquanto aluna de música!
Voltando à cena da montagem das coreografias onde ela protagonizou a cena, vemos aí, também a situação de uma pessoa do sexo feminino ter o poder de liderança. Eu a Abraão o tempo todo ficávamos nos entreolhando:
-“Ela vai ser militar”, disse Abraão
- Dá pra ser regente ou produtora de musicais. Respondi
Após as aulas Ednaldo, Alberto e eu sentamos para discutir isso, falamos não só sobre a garota destaque do dia, mas também sobre o polêmico “bulling” e sobre uma insinuação de um aluno quanto à sexualidade de sua coleguinha numa outra aula onde estavam separados meninos e meninas, pois, no momento em que a garota iria pro grupo das meninas ele disse:
-Fique aí, pois você é menino!
Também fizemos um link dos nossos grupos de trabalho do moodle e as nossas atividades e advinha aí, leitor, que grupo é o meu:
DIVERSIDADE!
Não sou assídua no moodle, mas, sem dúvida, a temática encaixou muito bem.
Quero aproveitar para abordar outra temática: A indisciplina.
Teve um momento em que a turma estava incontrolável, nem eu, nem Abraão e nem mesmo o professor Ednaldo estava conseguindo dar conta! Foi então que o nosso mestre teve uma firme decisão: Tirou todos os alunos que estavam transtornando a turma.
Minha nooossa! O resultado foi imediato, a turma se organizou como um passe de mágica!
A educação musical não deve em nenhum momento excluir, mas às vezes é necessário separar o joio do trigo senão a erva daninha acaba contaminando as outras; é uma medida emergencial que funciona momentaneamente e pode até mesmo fazer com que, apesar de sua imaturidade, o aluno possa refletir um pouco que seja sobre seu comportamento em sala de aula. Eu acredito, sim, que problemas de ordem familiar podem influenciar no comportamento do aluno, mas, desde cedo ele deve, sim administrar-las e que no caso da rede municipal são inúmeras.
Aí sim podemos dizer que vamos educar, verdadeiramente, pensando na DIVERSIDADE!!!
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