quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Chapeuzinho vermelho e mimados...

Olá gente, tem tempo que não escrevo aqui hein? Alguns dias a escola Irmã Scheilla ficou sem aula. Então vamos para o que interessa. 
Semana passada observei a turma de quarta-feira (esqueci de postar :/) e essa semana também. A aula do professor Carmelito, como sempre, bem didática. Porém houve um fato interessante na ultima turma, do grupo 3. O professor fez uma brincadeira do Chapeuzinho vermelho e o Lobo mal, sendo que na primeira turma ele interpretou sozinho, e nas outras eu e Pedro "atuamos" rs. Nas duas primeiras turmas foi bem divertido, as crianças adoraram. Já na última houve um pequeno probleminha. Três das crianças começaram a chorar absurdamente. O professor Carmelito continuou a brincadeira na sala, desta vez tirando o boneco do lobo mal e dando para um dos alunos, que começou a se divertir amedrontando seus coleguinhas. Uns continuaram chorando, o outro parou, mas o fato que me chamou a atenção foi no momento seguinte da aula: a parte de descanso. A atual sala que o professor está dando aula de música é meio apertada (antes ele estava numa ótima, mas por conta do centro espírita, ele não pode mais usá-la) e os colchões não cabem todos dentro da sala, fazendo com que os alunos tenham que dividir com seus amiguinhos. Aí que estava a questão: os que se derramaram em lágrimas eram os mesmos que não queriam dividir o colchão com seus coleguinhas, e ficaram em pé. Eu percebi que isso mostrava um quadro de crianças mimadas. Infelizmente as auxiliares ajudam nessa questão, pois sempre deixam as crianças fazerem o que querem. Acredito que a aula de música trará nesse sentido a "socialização" dessas crianças, para que elas aprendam a dividir, ajudar um ao outro, etc.
No mais foi bem legal, bem divertida, o professor ensinou músicas novas para a turma e tudo mais.

2 comentários:

  1. Lorena, quando começamos essa atividade no grupo 3 eu já sabia que algumas crianças chorariam, essa e uma reação bem natural. O agravante no caso da Escola Irmã Sheila e que as professoras e auxiliares, que são os adultos que acompanham as crianças diariamente e por isso são detentores da confiança delas, não as acompanham nas nossas aulas. Se a professora estivesse na sala tenha certeza que tudo seria resolvido num piscar de olhos. Por outro lado, eu não posso deixar de fazer essa atividade que acredito ser de extrema importância por causa de três crianças que apresentaram esse comportamento. Tenha certeza que na próxima aula essas crianças que choraram não vão querer ir pra aula de musica, e nos teremos que acionar a coordenação da escola para nos auxiliar nisso. Cenas dos próximos capítulos...

    ResponderExcluir
  2. Entendi. As saídas: "Vou aqui e volto já" são inúmeras. Elas reclamam do calor que a sala tem, mas estamos lá e saímos vivos. Como você falou, se elas tivessem na sala, tudo seria mais fácil.

    ResponderExcluir