segunda-feira, 21 de junho de 2010

Escola Olga Figueiredo de Azevedo comemora festejos juninos - sexta 18/06/2010

Nesta sexta-feira, 18, das 13h às 17hs, a Escola Olga Figueiredo de Azevedo, realizou a sua festa de encerramento com o tema junino difundido com a copa. As apresentações começaram exatamente às 14:20hs e terminou às 16:30. A festa foi programada para acontecer nos três turnos. No turno da manhã, foi com alunos do 5º ao 6º ano, no da tarde, do 1º ao 5º ano e a do noturno, no sábado pela manhã, 7º ano ao 9º ano. A festa não foi aberta para os pais e amigos, apenas para alunos, coordenadores, professores e funcionários. A escola estava muito bem decorada e toda programação aconteceu em seu pátio.
O verde e amarelo fazia parte da festa. Podia se vê nas roupas dos dançarinos da quadrilha, nas roupas dos professores e na decoração da escola. Só não podia dizer que era o novo uniforme da escola porque não estavam todos padronizados, claro, com exceção da quadrilha que em seu figurino não podia deixar de fazer referência a África. Todos os funcionários da escola estavam envolvidos com a organização da festa. A animação motivava todos. Muitas apresentações: peça teatral, música eletrônica junina, cantiga de roda, casamento na roça, e apresentações de quadrilhas. Também tivemos a apresentação da quadrilha oficial da escola, “Beija Flor do Vale”, misturando os estilos de forro, coaxado e Chote. O chapéu de palha não perdia competir com os chapéus estilo cal boy de alguns professores que estavam de verde amarelo.
A culinária junina não ficou a desejar. Tinha de tudo: bolo de fubá, bolo de milho, bolo de laranja, canjica com coco, pãozinho de queijo, pipoca, milho cozido, amendoim cozido, laranja, refrigerante e muitas coisa gostosa que nem lembro mais. Além das iguarias trazidas pelos alunos a escola também ofereceu bolinho de milho e refrigerante para todos.
A diretora geral da escola, Rita Mª Dória, mesmo estando afônica, conduziu a programação com a colaboração de alguns professores e voluntários. Podia-se ver a animação contagiante de todas as crianças e professores. Vale destacar aqui a professora Alzenira Brandão, também vice do noturno, com seu jeito extrovertido e animado teve uma participação significante na festa tanto na animação como nos ensaios das quadrilhas. Houveram Naquele momento senti saudade de meu tempo de estudante primário, da sensação de estar participando dos eventos da escola, de estar com meus colegas correndo ao redor da escola enquanto a programação não começava. Lembro-me como se fosse hoje. Um dos pratos que eu mais gostava de levar eram laranja e milho cozido. O convívio escola na vida de qualquer pessoa é marcante, seja ele bom ou não.
Quero parabenizar os mestres pelo empenho e por ter tornado real a fantasia e conceito junino a na vida de cada criança; aos funcionários pelo esforço, empenho e demonstração de carinho para com cada aluno e ter cooperado com a preparação do evento; aos alunos que acreditaram em se mesmas e se dispuseram previamente para os ensaios e pesquisas abrilhantando a festa com a soma de sues talentos; aos pais por acreditarem na escola e confiarem os seus filhos a escola Olga e sua equipe. E a diretora, por viabilizar e interagir diretamente com toda festa, mesmo estando debilitada com sua voz, se esforçou para fazer com que um evento tão enriquecedor na vida pedagogia dos alunos acontecesse de modo organizado e prazeroso.
Parabéns, a festa foi emocionante e despertou em mim idéias sobre cultura, educação e sobre o papel da escola.

2 comentários:

  1. Ponto prozita, já postado... Estava muito cansado por isso não coloquei logo.

    Espero que esta aproveitando o clima junino e aproveitando apra descansar e restaura os ânimos.

    Cuidado com os fogos viu?!

    Grande abraço...

    ResponderExcluir