quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Primeira visita à escola Santa Bárbara

O que aconteceu na aula
    A segunda aula observada foi a do 1° ano. Entramos na sala com violão e clavas e cumprimentamos os meninos desejando-lhes bom dia. O professor fez uma sondagem em relação às crianças oriundas de outras escolas. Deu prosseguimento perguntado-lhes sobre o que lembravam do que tinham aprendido no ano passado. Os meninos lembraram-se de uma música que foi utilizada como a primeira atividade da aula. O educador cantou a música Fazendinha do mestre André junto com as crianças e estagiários, acompanhando a canção no violão.
    Na atividade seguinte ele relacionou figuras geométricas, como quadrado, círculo e triângulo, a sons previamente estabelecidos. A partir das combinações escritas pelo professor no quadro as crianças iam reproduzindo os sons pre-estabelecidos. Em seguida algumas crianças foram ao quadro e combinou as figuras de forma livre e os demais reproduziam os sons combinados.
     Por fim, cantamos acompanhada também ao violão a música Cadê meu relógio que coloquei no chão. Cadê ,meu relógio que eu coloquei no chão. Fazer chique-chique com ele na mão...( Sons do Brasil. Grupo Palavra Cantada). Distribuímos clavas para os meninos acompanharem a música marcando a semínima na primeira parte e a colcheia na segunda. Depois recolhemos os instrumentos e nos despedimos dos meninos.
Comentários sobre a aula
     O que mais me chamou a atenção foi que ao contrário da turma do 2° ano os meninos do 1° me pareceram nesse primeiro momento mais tranquilos, apesar de sempre alguns interromperem a aula a todo momento; e que eles tem mais dificuldade de reter algumas informações num espaço de tempo mais longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário