quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Primeira visita à escola Santa Barbára

O que aconteceu na aula
    A primeira aula observada foi a do 2° Ano. O professor Maurício Dórea entrou na sala, juntamento com Tiago, Rodrigo e eu, dando bom dia às crianças, que ficaram muito animadas com sua presença. Nós o acompanhamos também desejando um bom dia para as crianças. Ele nos apresentou e falou que iriamos trabalhar na escola. 
    Deu seguimento à aula fazendo uma sondagem sobre os alunos novos e perguntado aos alunos que já eram da casa sobre o que aprenderam o ano passado.Alguns deles falaram sobre ter aprendido a família dos instrumentos. A partir disso, o educador foi aos poucos perguntando a que família pertencia alguns instrumentos como a flauta e os meninos foram respondendo.
    Logo depois, ele propôs uma atividade em que os meninos fariam gestos de acordo com a quantidade de sílabas do próprio nome (ao invés de sílaba ele usou o termo partes). Quando os meninos por timidez não queriam fazer os gestos, ele envolveu os estagiários que foram propondo gestos que foram repetidos pelos meninos. Como a sala tinha uma quantidade considerável de crianças, cerca de trinta, essa atividade se estendeu até o término da aula.
    Por fim, foi permitido aos meninos que fossem ao banheiro e/ou beber água. Depois que todos voltaram nos despedimos dele e partimos para a aula do 1° Ano.
Comentários sobre a aula  
    O que mais me chamou atenção nesse primeiro momento foi que: 
a escola não dispõe de uma sala destinada especificamente para a aula de música, tendo o professor que ministrar suas aulas em uma sala cheia de carteiras e aproveitar o espaço disponível de forma criativa; o trabalho interdisciplinar contido na atividade, pois, os meninos identificaram a quantidade de sílabas referente a cada nome antes de realizar os gestos que se separavam ritmicamente de acordo com a quantidade das mesmas e a dificuldade que é administrar uma sala de aula com uma quantidade grande de crianças conversando e interrompendo a aula a todo momento, sem contar naqueles que hora ou outra se sentavam e não participavam da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário