terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Relato Santa Bárbara 28/02/2012 - Primeiras Impressões

Hoje tive o meu primeiro dia de observação na Escola Santa Bárbara.

2º ano

Ao chegar, o professor Maurício estava começando a aula da turma do 2º ano. A sala tinha aproximadamente 20 alunos, todos enfileirados nas suas carteiras. Os alunos ainda estavam um pouco tímidos por ser o início do ano letivo. Foi feita uma atividade de auto apresentação em roda com gestos e alguns movimentos de percussão corporal. A atividade era livre, cada aluno podia fazer o movimento que assim quisesse, enquanto dizia o seu nome separado em sílabas. Cada sílaba correspondia a um gesto ou a um toque no corpo. Essa atividade durou praticamente a aula toda. Serviu também para que cada um dos bolsistas se apresentasse.

1º ano

Na turma do 1º ano, Maurício começou com uma canção que já é conhecida dos alunos dele do ano passado. Por sinal uma música muito estimada pela turma. "A Fazendinha do Mestre Zé"...

"Olá lá, olé lé
Fui na fazendinha do mestre Zé (bis)
Fui na Fazendinha do Mestre Zé e encontrei um (gato)"

Ao final todos imitam o animal que é encontrado na fazendinha, e a música se repete mudando-se o nome do animal. Os alunos se divertiram bastante.

Depois, Maurício fez uma atividade de leitura de símbolos. Onde um quadrado era um estalo de língua, um triângulo palmas e um círculo um beijo. Esses símbolos eram desenhados de forma aleatória no quadro e todos tinham que ler. No final mais uma canção querida foi entoada pela turma, só que nesse caso Maurício distribuiu clavas para as crianças acompanharem. "Xique - Xique"

"Cade meu relógio que eu botei no chão?
cade meu relógio que eu botei no chão?
Fazer o xique xique com ele na mão
Fazer o xique xique com ele na mão
Botei no ouvido para escutar
Botei no ouvido para escutar
Fazer xique xique pra lá e pra cá
Fazer xique xique pra lá e pra cá"

Após essa canção a aula foi encerrada.

Pude observar que o grande número de crianças na sala e também a enorme quantidade de ruído externo que a escola possui exigem do professor um grande esforço vocal para conseguir controlar a turma, mesmo assim, em muitos momentos as crianças se distraiam o que fazia com que Maurício gastasse mais energia com isso. A arrumação da sala também dificulta o trabalho do professor de música. Na primeira aula, por exemplo, a roda teve que ser organizada com as carteiras no meio da sala, de toda forma, Maurício conseguiu conduzir bem esse momento. A dinâmica em roda também me ateve para o seguinte aspecto. O tempo da atividade. Por ser muitos alunos esta atividade demorou um pouco, o que fez com que as crianças rapidamente se dispersassem, alguns logo queriam sentar. No geral, pude observar uma escola que possui algumas dificuldades - normais, encontradas em todas as escolas -, que tem um público majoritariamente negro, humilde, que mora nas circunvizinhança da escola e com alguns alunos que possui demandas afetivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário