quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Passos para a composição



Um intenso engarrafamento na BR 316 fez com que alguns professores da Xavier Marques atrasassem. Quando Beto e eu chegamos para a nossa observação, encontramos algumas salas da escola vazias. O professor Ednaldo também não havia chegado. Fomos a direção para nos informar, e a diretora nos falou que alguns alunos foram liberados por conta de suas professoras estarem presas no engarrafamento. Por conta disso, assistimos somente à aula da primeira turma do dia, a do 4ª ano, que começou atrasada, tomando o horário da segunda turma.

Beto iniciou a aula, a pedido de Ednaldo. Propôs uma atividade com a música Asa Branca – que já era conhecida pelos alunos – com elementos do método O Passo, que havia aprendido durante o I Congresso Nacional de Educação Musical da UEFS. Auxiliei Beto na atividade tocando violão e ajudando os alunos a cantar. Os alunos responderam bem à atividade, na qual Beto pediu a eles que andassem em círculos marcando 4 tempos e batendo palmas nos tempos indicados por ele – “1º  tempo”; “1º e 3º”...

Realizada a atividade de Beto, o professor Ednaldo reassumiu a turma com uma proposta: a de comporem juntos, alunos e professor, uma canção a ser apresentada no festival de música da escola. Mostrou primeiro uma letra que tinha inserido na melodia de uma música das Empreguetes – aquela da novela da Globo. Alunos e professor cantaram juntos. Depois, o professor sugeriu que alguns temas tratados na letra feita por ele servissem de base para a composição – diversidade, respeito, amor, etc. Os alunos demoraram para aderir à proposta. Vale ressaltar que o problema da indisciplina era vigente neste dia, com os alunos muito dispersos, sobretudo durante essa atividade de composição. Por fim, duas estrofes da música foram feitas e a aula finalizou com o professor informando que na próxima eles terminariam a atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário