Hoje
foram observadas as turmas do quinto e terceiro anos. A professora Nara Rúbia deu
início aos planos de aulas que envolvem o bumba-meu-boi, interagindo com os
educandos durante a história. O diálogo foi bastante abrangente, onde todos
puderam estar envolvidos em questões interdisciplinares, como por exemplo,
durante a exibição do mapa do Brasil, onde visualizaram os estados em que a
tradição do Bumba-Meu-Boi foi se expandindo, abordando assim a Geografia dentro
da aula de Música.
Durante
a aula da turma do quinto ano, foram notados casos de dispersão. Em especial,
um momento que ocorreu no início chamou-me a atenção. Um aluno novato, durante
o momento em que estava sendo executada a canção de integração “A aula vai começar”,
estava interferindo na atividade e de certa forma atrapalhando os colegas.
Nara, após a finalização da canção, chamou a atenção deste aluno, mostrando
desde já que existem princípios dentro da aula de Música, e que não admitiria
que ele continuasse com aquele comportamento. Durante o restante do tempo procurei
observar o mesmo educando, e percebi que havia modificado a sua maneira de agir
na a aula.
Já
com a turma do terceiro ano, a aula foi tranquila. Percebi que os educandos
estavam mais focados e participativos no diálogo envolvendo a história do Bumba-Meu-Boi, além de
interagirem mais com os bolsistas.
Em
ambas as turmas, após a professora Nara falar sobre as oficinas de percussão
que serão ministradas pelo colega Sapoti, a grande maioria dos alunos ficaram
interessados em participar, ainda mais quando foi dito que alguns tocariam na
apresentação do musical “Boi Bonito”.
Infelizmente
não houve aula de Música para a turma do primeiro ano, devido a uma confusão
nos horários de outras disciplinas, fato que me deixou triste. Em
contrapartida, me alegrou visualizar que às aulas de Música e Artes terão uma
sala exclusiva na escola durante o período letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário