Este foi um dia atípico, estive presente nessa escola no turno noturno,
o intuito foi apresentar aos professores e alunos os slides que descrevem como
funciona o PIBID. Uma apresentação como esta estava prevista para o turno
matutino também, mas não aconteceu devido a assembléia de professores que
estava acontecendo neste dia.
Já que no noturno se tratava dos alunos do EJA (educação de jovens e
adultos) foi conveniente a participação deles na apresentação que foi muito
proveitosa. Os professores se mostraram atentos e interessados em saber mais
sobre o projeto, inclusive os alunos que também fizeram perguntas e
participaram das dinâmicas de apresentação e do jogo de copos. Para essas atividades,
usamos as músicas
“A aula vai começar” (Musicalizaçao infantil - UFBA); “Escravo de Jó” (Domínio público) e “Viva o rabo do tatu” (Lenga La Lenga).
“A aula vai começar” (Musicalizaçao infantil - UFBA); “Escravo de Jó” (Domínio público) e “Viva o rabo do tatu” (Lenga La Lenga).
Foi muito produtivo e divertido estar na escola neste horário atípico
aos meus horários de atividades na escola. Pude presenciar senhoras e senhores
muito mais motivados e suponho que muito destes trabalham o dia inteiro e mesmo
cansados ali estavam e ao meu ver, isso prova que nunca é tarde para recomeçar.
Isso me fez lembrar da minha família, principalmente de minha mãe, que por
muito tempo deixou de estudar e ainda não voltou.
A exibição do vídeo do musical “Baile do menino deus” representado pela
escola São Domingos Sávio no teatro Hora da Criança foi muito significativa,
onde os alunos do EJA puderam se ver e sentirem-se pertencentes ao processo e
realização do musical tão quanto no dia da apresentação, quando cantaram o hino
da África do Sul (situação encaixada pela professora Nara no enredo do
musical).
Ao sair da escola, me senti também muitos mais motivado, feliz e aquela
visita foi tão prazerosa e significativa, que eu esqueci que estava cansado e
com sono.
P.S. Pude vivenciar a
situação de falar em público para pessoas que não conhecia e no meu ponto de
vista, esse tipo de atividade precisou de uma sequência (lógica) que é diferente das
aulas que temos dado nesse e em outros contextos, pois nos tira da zona de
conforto, não acham?
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