domingo, 10 de março de 2013

Relato 28 de fevereiro 2013 - Apresentação para os professores do noturno


Este foi um dia atípico, estive presente nessa escola no turno noturno, o intuito foi apresentar aos professores e alunos os slides que descrevem como funciona o PIBID. Uma apresentação como esta estava prevista para o turno matutino também, mas não aconteceu devido a assembléia de professores que estava acontecendo neste dia.
Já que no noturno se tratava dos alunos do EJA (educação de jovens e adultos) foi conveniente a participação deles na apresentação que foi muito proveitosa. Os professores se mostraram atentos e interessados em saber mais sobre o projeto, inclusive os alunos que também fizeram perguntas e participaram das dinâmicas de apresentação e do jogo de copos. Para essas atividades, usamos as músicas
“A aula vai começar” (Musicalizaçao infantil - UFBA); “Escravo de Jó” (Domínio público) e “Viva o rabo do tatu” (Lenga La Lenga).
Foi muito produtivo e divertido estar na escola neste horário atípico aos meus horários de atividades na escola. Pude presenciar senhoras e senhores muito mais motivados e suponho que muito destes trabalham o dia inteiro e mesmo cansados ali estavam e ao meu ver, isso prova que nunca é tarde para recomeçar. Isso me fez lembrar da minha família, principalmente de minha mãe, que por muito tempo deixou de estudar e ainda não voltou.
A exibição do vídeo do musical “Baile do menino deus” representado pela escola São Domingos Sávio no teatro Hora da Criança foi muito significativa, onde os alunos do EJA puderam se ver e sentirem-se pertencentes ao processo e realização do musical tão quanto no dia da apresentação, quando cantaram o hino da África do Sul (situação encaixada pela professora Nara no enredo do musical).
Ao sair da escola, me senti também muitos mais motivado, feliz e aquela visita foi tão prazerosa e significativa, que eu esqueci que estava cansado e com sono.
P.S. Pude vivenciar a situação de falar em público para pessoas que não conhecia e no meu ponto de vista, esse tipo de atividade precisou de uma sequência (lógica) que é diferente das aulas que temos dado nesse e em outros contextos, pois nos tira da zona de conforto, não acham?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário