quarta-feira, 30 de março de 2011

Nessa terça-feira foi estabelecido o nosso primeiro contato com as crianças da Escola Municipal Santa Bárbara. Observamos os alunos do grupo 5,1º,2º e 3º ano.
A primeira aula foi com o grupo 5, peguei a aula pela metade (cheguei atrasada) mas, com o pouco tempo que estive com os pequenos pude perceber a relação forte que existe entre eles e a clava. eles me receberam muito bem e até falaram o meu nome marcando o ritmo na clava, depois o Professor Maurício tocou e cantou com eles a música da apresentação do nome para todos se apresentassem. Foi interessante ver parte do desenvolvimento das crianças, como por exemplo a coordenação motora e rítmica quando trabalhadas as cantigas com a marcação na clava.
finalizadas as tarefas com o grupo 5, fomos para a sala do 1º ano. Maurício nos apresentou a turma e logo começaram os trabalhos. Entre uma musica e outra apresentadas a eles, pude perceber que as crianças que foram musicalizadas quando estavam no grupo 5 tinha uma percepção musical mais trabalhada. Um exemplo foi quando Maurício tocou a música do passarinho que som é esse para que eles pudessem identificar os instrumentos ouvidos. A maioria dos alunos conseguiram de fato identificar esses instrumentos uns falavam o nome correto outros usavam as mãos para dizer qual era o instrumento como era o caso do piano. Ali foi perceptível identificar os alunos que já vinham de um processo de musicalização.
Na sala do 2º ano as crianças já faziam a relação de duas músicas que elas aprenderam e que só mudava a letra, já expressavam suas preferências de musicas e tinham também boa relação com a clava marcando bem os rítimos presentados pelo Professor.
Nosso dia na Escola Santa Bárbara encerrou com o 3º ano.os alunos estavam bem agitados (talvez pela minha presença e de Sapoti) e por conta da agitação toda, algumas das atividades preparadas por Maurício não puderam ser executadas.
estou ansiosa pelas próximas aulas!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário