sábado, 2 de abril de 2011

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO ESCOLA CARMELITANA DO MENINO JESUS (5º E 4º ANO A) 28 DE MARÇO DE 2011

Cheguei a escola e encontrei o professor Davi na sala dos professores, participei da acolhida aos estudantes, que consistiu em uma oração e duas canções que todos realizaram em conjunto.

5º ano A
Davi explicou qual era seu plano de aula e entramos na sala do 5º ano (a professora regente havia faltado então ficamos de oito da manhã até o a hora do intervalo). Ele leu os informes do programa Mais educação, que é uma tentativa do governo de manter os alunos na escola em tempo integral. Distribuímos (eu e Ângela) um texto de Bohumil Med explicando as propriedades do som e as características básicas da música e o professor leu com os educandos. Nesta atividade o professor trabalhou conteúdos de português explicando aos alunos palavras que eles não conheciam e estimulando a leitura. Passamos então ao Hino de Salvador (no dia seguinte os educandos iriam cantar o hino junto com o 4º ano no pátio da escola).
A seqüência de trabalho do hino foi a seguinte: ler hino em voz alta, declamar hino e cantar o hino acompanhado do aparelho de som.
Depois saímos da sala e fomos para o pátio para ensaiar como seria a apresentação. O educador teve que sair então pedi que os educandos cantassem o hino a capela com a regência de Ângela, depois o educador retornou e todos cantaram o hino acompanhados do aparelho de som.
O 5º ano A se mostrou uma turma participativa e de comportamento regular, o educador conseguiu desenvolver todas as atividades propostas sem muitas dificuldades. Durante o recreio dos menores que ocorre sempre antes dos maiores houve bastante barulho interferindo na aula.

4º ano A

Também houve a explicação do programa Mais educação. A atividade desenvolvida foi o Hino de Salvador, com os mesmos procedimentos descritos acima, sendo que não fomos para o pátio porque começou a chover forte. Essa turma já se mostrou mais agitada com a presença de um aluno com necessidades especiais que produziu algum barulho durante a aula e um ou outro educando mais ativo na dispersão, mesmo assim a atividade transcorreu sem maiores problemas.

Comentários
Após as aulas tivemos uma reunião com Davi onde ele nos apresentou a professora de artes (Cristiane), nos mostrou as instalações da escola (que conta com sala de informática, de música, direção, secretaria, sala dos professores, cantina, pátio). A sala de música e artes é de certa forma bem equipada, com computador, data show, retro-projetor, caixa de som e um atabaque. Também finalizamos o plano de trabalho com a orientação de Davi. Fiquei de planejar uma atividade de quinze minutos para a próxima aula, reforçando os conteúdos trabalhados no texto de Bohumil Med.
Tive uma boa impressão da escola e do trabalho do professor que se mostrou bastante compromissado com a escola e com os educandos. No entorno da escola muita sujeira e lixo depositado nos muros. Ficarei feliz se daqui para o fim do ano consigamos transformar o entorno da escola em um lugar mais agradável integrando a escola e a comunidade, promovendo a convivência e o respeito mútuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário