sexta-feira, 5 de julho de 2013

Atualizações São Domingos

Atualizações ( 2013 )

Após consideráveis atrasos nas minhas postagens sigo com as atualizações:

Abril

 15 / 04

Ao acabar o semestre da UFBA ficou decidido que eu trocaria de escola com Lizandra, sendo assim a partir de então eu passarei a acompanhar as atividades da escola São Domingos Sávio. No dia 15 de abril fui então me despedir das crianças da Irmã Sheilla e agradecer ao professor Carmelito por tudo que me proporcionou durante minha estadia na escola. Foi realmente uma experiência mágica para mim. Poder adentrar no universo da educação infantil sob a maestria de Carmelito ampliou bastante meus horizontes enquanto educador musical. O contato com sua metodologia, o repertório trabalhado e o seu compromisso com as crianças foi realmente um marco na minha formação. Obrigado Carmelito pela atenção, as orientações e pela dedicação. Apesar de ter mudado de escola estou sempre a disposição para o que precisar.

10 / 04

Este foi o meu primeiro dia na escola São domingos acompanhando as aulas da professora Nara. Cheguei cedo antes da escola abrir e fiquei do lado de fora me ambientando com os alunos. Muitos já me conheciam devido a minha participação no musical que eles apresentaram no ano passado. Todos me receberam muito calorosamente e me senti realmente a vontade. Ao chegar a professora Nara deu continuidade em todas as turmas ao projeto do bumba meu boi. Inicialmente fizemos uma atividade do material do palavra cantada e passamos então para o boi. Adorei as aulas, Nara com a sua paixão pela cultura popular consegue mesmo cativar a atenção das crianças ao contar o enredo do boi trazendo uma cantiga a cada passagem da história. O projeto do bumba meu boi foi um dos motivos que me levou à São domingos neste semestre, pois já participei em alguns grupos culturais na saída do boi enquanto brincante. Acho que poderei contribuir bastante para o projeto.
Com essa nova mudança de escola parei para fazer uma reavaliação sobre o programa do PIBID. Como tive a oportunidade de passar por quatro das cinco escolas filiadas ao programa posso constatar que o PIBID hoje é indispensável para a formação de qualquer aluno do curso de licenciatura. Cada escola que passei e cada supervisor que acompanhei foi um universo ímpar. Hoje apesar de ainda engatinhar na poderosa arte da educação musical, sinto-me, de certa forma, mais seguro para atuar em diferentes contextos socioculturais. Na verdade ao reingressar no curso de Licenciatura, após dez anos de ter o abandonado devido suscetíveis decepções perante minhas expectativas  referentes ao curso, enxerguei no PIBID logo de cara os indícios de que algo havia mudado. É óbvio que mudei também, mas a possibilidade de estar no ambiente acadêmico de novo, porém desta vez percebendo movimentos de valorização e reconhecimento da cultura popular enquanto referencial pedagógico me despertou um novo interesse pelo curso. Hoje após minhas andanças pibidianas tenho muito mais claro o perfil de educador que sou e que busco tornar-me.

17 / 04


Nesse dia recebi um e-mail da professora Nara avisando que não poderia comparecer para as aulas e que se nós bolsistas quiséssemos poderíamos  assumir as turmas. Então tive uma experiência maravilhosa. Acabou que os outros bolsistas não puderam comparecer e tive que assumir todas as turmas sozinho. Resolvi então botar o meu plano de trabalho em ação, nele consta enquanto ação pedagógica atividades pautadas na capoeira angola e no samba de roda enquanto elementos de formação artística para a preparação das crianças para o musical. A primeira turma da manhã era o desafio principal, já vinha observando o 5˚ ano e percebendo o quanto a turma se mostrava arredia e chegada aos conflitos. A capoeira então se encaixava como uma luva para que eu conseguisse cativar a turma e conseguisse ministrar uma boa aula. Trabalhamos primeiro com a percepção do som do berimbau através da ginga, fizemos algumas movimentações básicas e ao final fizemos uma roda onde joguei com todos que quiseram jogar. Após essa aula consegui estabelecer um forte vínculo com a turma. Depois de ter enfrentado essa turma fiquei bem confiante para encarar as outras. Além da capoeira trabalhamos com o samba de roda. Ensinei uma cantiga oriunda do samba rural da Mantiba, comunidade situada em Feira de Santana, com a temática do boi e todos gostaram e participaram bastante.

       “Ariri vaqueiro
        ariri vaqueiro
        pegaram meu boi
        laçaram meu boi
        amarraram meu boi
         ai ai ai esse boi é pra dar
         ai ai ai esse boi é pra dar.”


24 / 04

 Nesse dia não houve aula devido a greve nacional.

Maio

08 / 05

Nesse dia recebemos o bolsista Joabe que já acompanhava a turma do Eja e passou para o turno da manhã após o nosso insensível prefeito retirar a disciplina música para o Eja. Continuamos trabalhando com a história do boi e algumas canções novas. Ao final da aula a professora Nara nos solicitou que fizéssemos uma intervenção. Então apresentamos alguns instrumentos para as turmas que mais tarde seriam utilizados no musical do boi.


15 / 05


Esse dia foi bastante proveitoso. A professora Nara precisou chegar mais tarde e então assumimos a primeira turma. Aproveitamos para trabalhar alguns ritmos que seriam utilizados no musical e começar a observar quais alunos estavam mais aptos a comporem a banda responsável pela parte instrumental do musical. Vivenciamos o xote e o baião inicialmente através da percussão corporal separando a turma em três grupos sob a supervisão dos bolsistas presentes, depois cada grupo apresentou o resultado obtido. Quando a Professora Nara chegou continuamos trabalhando com as atividades para o musical e passamos a acompanhar as canções tocando ao vivo e fazendo a sonoplastia da empolgante história do boi-bumbá.

22 / 05


Nesse dia ocorreu um fato interessante e muito gratificante.   trouxe mais um samba para ser incorporado ao musical falando desta vez sobre um vaqueiro malvado, já que nesse dia a professora Nara passou a narrar uma parte da história em que falava sobre o vaqueiro que cortava a língua do boi.  Foi então que uma das professoras da escola nos entregou a turma alertando-nos para dois alunos que segundo ela eram impossíveis e que a qualquer deslize dos dois poderíamos manda-los de volta para a sala. A surpresa nos veio quando ao trabalharmos a cantiga do vaqueiro malvado chamei atenção dos alunos para a necessidade de se cantar com sentimento, de forma a traduzir o enredo da história trazida na letra. Foi então que exatamente um desses meninos que chegaram sob aviso soltou a voz e cantou o lamento do vaqueiro impressionando a todos. Nomeamos imediatamente ele para o cargo de cantor dessa oficial dessa cantiga e ele se sentindo valorizado, talvez pela primeira vez perante os colegas, ainda revelou sua aptidão para a percussão tocando o samba no atabaque. A auto estima desses jovens só precisa mesmo de incentivo e valorização para se erguer vivamente.  

“ Que vaqueiro era aquele
  que entrou no meu roçado
  botou fogo na fazenda
  queimou o capim do gado
  a fazenda não era minha
  era um pasto alugado
 ê que vaqueiro marvado
 ê que vaqueiro marvado.”

29 / 05

No dia 29 não houve aula e a professora Nara liberou os bolsistas.


Junho


05 / 06

Nesse dia a professora nos havia solicitado que nos planejássemos para assumir as turmas. O bolsista Diego levou o trombone para apresentar para as crianças e eu levei dois berimbaus de boca com timbres diferentes e após tocar os dois pedi para a turma identificar qual o mais grave e qual o mais agudo. Depois conduzimos atividades práticas com instrumentos. Tocamos baião e xote e alcançamos resultados surpreendentes com as crianças tocando acompanhados pelo trombone de Diego. Ao chegar a Professora Nara se surpreendeu e propôs que saíssemos tocando pela escola no dia da festa junina com uma charanga enquanto uma prévia do musical. Essa foi uma dessas aulas em que firmamos a certeza do prazer em sermos educadores musicais, foi um dia maravilhoso.


12 /06


Hoje foi a festa junina em que além da participação de toda a comunidade escolar e dos bolsistas da escola contamos com a participação das pibidianas Regiane e Lizandra. A festa foi muito boa com direito a brincadeiras típicas, casamento na roça, concurso de caipiras, forró animado pela banda do pibid, comidas típicas a vontade e ao final a esperada apresentação dos alunos tocando e cantando as musicas ensaiadas na aula passada. Foi um momento muito gratificante para todas as crianças que estavam muito ansiosas por este momento. Enfim finalizamos o semestre na São Domingos com chave de ouro. Obrigado Nara por estar tendo a oportunidade de acompanhar um trabalho tão vigorante completamente pautado na nossa amada cultura popular.

Sapoti. 


Um comentário:

  1. Bolsa para médico trabalhar no SUS antes de obter o diploma: R$ 10.000,00

    Bolsa para voce preparar oficinas e unidade didática afim de melhorar a educação nesse país fudido: R$ 400,00

    Depois falam que a educação é prioridade.

    A Corda povinho!

    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/07/medicos-conhecerao-paciente-como-um-todo-e-nao-pedacos-diz-padilha.html

    ResponderExcluir