Aula na escola Carmelitana no dia 24/07/2013
Como eu havia relatado em
postagens anteriores, assumimos (Eu e Ísis) duas turmas do segundo ano. Desde o
inicio das aulas juntamos nossas turmas para dar as aulas de música. Percebi
que toda vez que a turma do segundo 2º B chega para a aula na sala do segundo
A, acontece certa rejeição, pois, os alunos do segundo A não querem ter aula
juntamente com a outra turma. Pensando nessa falta de interação na aula, levei
algumas atividades para trabalhar com eles. O professor David
ficou comigo pois, Ísis precisou faltar. Antes de começarmos as atividades, o
professor David foi buscar a outra turma e para nossa surpresa só 3 crianças
foram para a aula as demais não quiseram por conta das brigas constantes entre
os alunos. As primeiras atividades eu fiz com as músicas: a canoa virou, pirulito
que bate-bate e olá ta tudo bem? (aprendi numa observação com o professor Carmelito na escola Irmã Sheila.) As atividades aconteceram em dupla sendo que a
cada rodada eles tinham que trocar de parceiros e essa foi a parte mais
difícil, eles ficavam escolhendo aquele colega que tinha mais afinidade sendo
que o objetivo da atividade era justamente trabalhar essa integração entre
todos. Em alguns momentos o professor David precisou parar a aula para chamar a
atenção dos alunos. Depois de muito tentar, a atividade começou a fluir. Terminamos
o primeiro momento da aula onde trabalhamos a integração e também a pulsação, movimentação corporal e ritmo. No segundo momento trabalhamos o canto-coral. Acrescentamos mais
uma música no repertório, dessa vez uma música indígena. Eles estão se
preparando para uma apresentação na escola. Ao final de toda aula a turma
apresenta o produto final que foi produzido onde cobramos deles postura de palco,
concentração e afinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário