sábado, 20 de julho de 2013

Relatório - Dia 16 Julho.de 2013 -> Abraão Miranda

Atividade e Responsabilidade

O professor Ednaldo aplicou um sistema de solfejo criado por ele para facilitar a absorvição da aprendizagem de teoria musical para seus alunos tirando a complexidade dessa linguagem musical.
Nesse sistema o professor convencionou das seguintes formas:

- O quadrado vazio ou o quadro sem pintura é o silêncio.
- O quadrado cheio ou pintado é som

Os alunos escolheram uma sílaba (BA) e através desse sistema que o professor escreveu no quadro, os alunos a partir dali começaram a juntar teoria musical e a prática musical, exercitando a leitura e acompanhando com os instrumentos de percussão a pulsação e ritmo descrito ao quadro.

Nesta aula também foi utilizada uma atividade elaborada por mim cujo nome é Tonal Fora. Brincadeira esta que trabalha a afinação dos estudantes que ao ouvir a explicação e repetir essa atividade, vai moldando diretamente a afinação em grupo além de diverti-los. Nessa atividade se faz uma roda com as cadeiras e em volta delas todas as crianças vão rodando cantando a escala de DÓ.
Quando o professor junto com as crianças preparam a nota SI para o Dó elas tem que sentar. Quem permanecer em cadeira sai e deve levar uma cadeira consigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário