Nas
observações feitas quinta feira (19/07/12), foi possível somente observar as
turmas de 3° ano “A” e “B”, porque ainda faltava água na escola.
O professor Maurício trabalhou em sala as
mesmas atividades para as duas turmas, entretanto executadas de maneiras
diferentes atendendo as necessidades particulares de cada uma. A turma “A” é
musicalizada desde o grupo 5 e a turma “B” uma pequena parcela é musicalizada.
Sendo que o bolsista Vitor Porto conduziu a aula da turma “B”.
A primeira
parte da atividade foi cantar a música “O quê que está escrito?” com palmas e
batidas dos pés nos lugares indicados pelo professor. Em seguida trabalhou dinâmica
musical nos trechos indicados por Maurício com os gestos de mão para cima para
indicar que cantariam forte e mãos para baixo indicando que cantariam fraco.
Como já citado
a turma “A” não houve problema algum ao executar a atividade, porém a turma “B”
na segunda parte da atividade teve que cantar a música “atirei o pau no gato”
para entender e executar a atividade.
Para finalizar
a aula a turma “A” trabalhou com copos na sala de aula numa roda, enquanto a
turma “B” teve que executar a mesma atividade na mesa de um refeitório recém construído
na escola por conta da sujeira da sala, produzida pelos discentes. O professor
discursou a respeito do lixo e que era responsabilidade da turma manter a sala
limpa.
Esse dia de
observação me levou a refletir a respeito dos artifícios usados para trabalhar
a mesma atividade em turmas distintas levando em consideração as dificuldades
particulares de cada uma das turmas. Percebi que a proposta de aula pode até
ser a mesma, porém as aulas são singulares porque as necessidades são diferentes.
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