domingo, 22 de julho de 2012

Abordagens distintas


Nas observações feitas quinta feira (19/07/12), foi possível somente observar as turmas de 3° ano “A” e “B”, porque ainda faltava água na escola.
 O professor Maurício trabalhou em sala as mesmas atividades para as duas turmas, entretanto executadas de maneiras diferentes atendendo as necessidades particulares de cada uma. A turma “A” é musicalizada desde o grupo 5 e a turma “B” uma pequena parcela é musicalizada. Sendo que o bolsista Vitor Porto conduziu a aula da turma “B”.
A primeira parte da atividade foi cantar a música “O quê que está escrito?” com palmas e batidas dos pés nos lugares indicados pelo professor. Em seguida trabalhou dinâmica musical nos trechos indicados por Maurício com os gestos de mão para cima para indicar que cantariam forte e mãos para baixo indicando que cantariam fraco.
Como já citado a turma “A” não houve problema algum ao executar a atividade, porém a turma “B” na segunda parte da atividade teve que cantar a música “atirei o pau no gato” para entender e executar a atividade.
Para finalizar a aula a turma “A” trabalhou com copos na sala de aula numa roda, enquanto a turma “B” teve que executar a mesma atividade na mesa de um refeitório recém construído na escola por conta da sujeira da sala, produzida pelos discentes. O professor discursou a respeito do lixo e que era responsabilidade da turma manter a sala limpa.
Esse dia de observação me levou a refletir a respeito dos artifícios usados para trabalhar a mesma atividade em turmas distintas levando em consideração as dificuldades particulares de cada uma das turmas. Percebi que a proposta de aula pode até ser a mesma, porém as aulas são singulares porque as necessidades são diferentes.       

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