terça-feira, 24 de julho de 2012

Aulas intrigantes


Aula referente ao dia 17/07/2012

Relato Grupo cinco
            Quando o professor entrou na sala pegou uma caixa com clavas e passou para as crianças e em seguida começou uma atividade onde elas tinha que bater as clavas e em seguida os pés no chão, um de cada vez. Enquanto faziam isso, cantavam a música “Cadê meu relógio”.
            Prosseguiu com a aula cantando uma música de apresentação e por último colocou uma música vocal para que elas ouvissem e identificassem quais instrumentos havia na música. Os alunos disseram que tinha diversos instrumentos, a princípio, que não existiam na música. Mas, conseguiram, depois de ouvir mais uma vez que só havia a voz humana. O mais interessante disso tudo foi ver o progresso deles. Estão alcançando os objetivos esperados pelo professor.
Relato segundo ano
            O educador continuou seguindo o processo iniciado na semana anterior, onde os alunos receberam, cada um, uma flauta doce para aprender a tocá-la. Ele fez uma revisão sobre: como segurá-la; e de como se deve soprar, ou seja, pensando na sílaba “tu” Foi um pouco difícil colocar a aula em prática, pois a turma estava muito agitada. Mas, por fim, alcançou-se um resultado satisfatório.
            Algo que chamou bastante minha atenção nessa aula foi que pude me aproximar mais de alguns alunos, tentando atuar de forma significativa na vida deles, principalmente no que tange a suprir uma necessidade afetiva. Tem um menino que me deixou intrigado. Ele é um tanto quanto disperso em relação às aulas, bem como travesso, às vezes atrapalha o andamento da mesma. O educador chama sempre sua atenção. No final das contas ele acabou, meio que se tornando o aluno “problema”. Perguntei-lhe, assim que entreguei a flauta se iria participar da aula dessa vez. Disse-me, depois de se atrapalhar um pouco, que iria. Percebi que ele participou de forma mais ativa. Espero que eu tenha colaborado para isso. Percebo ainda que ele já usa frases de defesa, como: não fui eu; que revela, para mim, um futuro tolhimento de suas ações por medo de ser sempre acusado e responsabilizado por coisas que às vezes nem foi ele quem fez.
Relato primeiro ano
            O educador continuou também seguindo o processo iniciado na aula anterior, ou seja, desenvolver nos alunos a habilidade de marcar o pulso da música com mudança de andamento. Para isso utilizou-se de uma música muito interessante: Os alegres anãozinhos, tiruliroliru. Dão passinhos pequeninos, tirulirola. E o gigante, tem um pé grande, tralalalalalala. Na primeira parte da música usa-se um adamento; na segunda, que fala do gigante um andamento mais lento e com passos mais longos do que na primeira parte e na última volta-se para o andamento inicial.
            O interessante disso tudo foi o fato deles, de modo geral, estar conseguindo de forma satisfatória alcanças os objetivos traçados pelo educador e também que eles, diferente da aula passada, foram levados para uma parte descoberta da escola, onde fica o parquinho. Isso mudou totalmente o clima da aula.

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