Já
em ritmo de recesso junino a escola Carmelitana do Menino Jesus estava se
preparando para sua festa se São João, realizada na quarta-feira (dia
12/06/2013), na segunda-feira (dia 10/06), em função disso a sala de
música/artes estava ocupada com os preparativos impossibilitando sua utilização
para as aulas. Então o professor David teve que realizar a sua aula na sala da
turma no 3º ano B. Percebendo as arrumações na escola e já ansiosos pelo
recesso a turma (que normalmente já é um pouco mais inquieta que as demais)
estava ainda mais agitada. Os alunos, a todo momento, perguntando quando
poderiam ir pra casa, pedindo para sair da sala para ir ao banheiro e beber
água e extremamente sem paciência. David sugeriu que a turma fizesse uma
atividade com jogo de copos e me pediu para aplicar essa atividade para os
alunos. Fizemos um círculo no centro da sala, todos sentados no chão, e de
inicio ensinei a todos uma sequência básica (palma, pega o copo, passa o copo),
porém, mesmo com a facilidade da tarefa, a turma não conseguiu dar
prosseguimento, pois a inquietação de alguns não permitia a evolução da turma
na atividade. Percebendo isso o professor David passou a punir os bagunceiros e
colocou dois alunos de castigo, tirando-os da brincadeira, assim a atividade começou
a ser mais bem realizada pela turma. Em seguida, David sugeriu uma nova
sequência um pouco mais complexa e envolvendo também uma mudança de andamento
(acelerando). A turma parecia um pouco mais concentrada e conseguiu se sair bem
na atividade.
Chamou-me
a atenção como os fatores fora de sala de aula influenciam no comportamento da
turma dentro da sala. Percebendo toda a movimentação de arrumação da escola
para a festa e percebendo também a proximidade com o período de recesso, as
crianças estavam bastante impacientes e inquietas. Cabe a nós professores
prevermos esse tipo de comportamento para preparar algo que torne a aula mais
interessante e prazerosa para que as atenções se viram para dentro da sala e
não para fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário