Nesse dia aconteceram duas aulas, cada uma com duas turmas, a primeira
com os alunos do 5º ano e a segunda com os alunos menores. Nesse episódio nós
bolsistas assumimos todas as aulas sozinhos. A ideia de juntar as turmas surgiu
a partir das demandas da escola nesse dia.
As duas aulas estiveram no mesmo formato. Primeiramente apresentei o meu
instrumento trombone, ressaltando aspectos como: história, família,
onomatopéias e efeitos sonoros característicos de desenho animado e bem como
“palhinhas” de algumas músicas, principalmente algumas de samba de roda,
bastante comuns na vivência dos alunos.
A segunda parte da aula, contou com o colega Sapoti, que conduziu a
atividade com o auxilio do colega Joabe. Já que nas aulas anteriores
apresentamos alguns instrumentos de percussão que a escola dispõe e trazemos de casa, fizemos uma prática
de conjunto usando o ritmo baião. Toquei no trombone as melodias de “Samba
Lelê” e “Puerou” do musical do Boi. Apesar do tumulto os alunos conseguiram
realizar a atividade de forma satisfatória, ao contrário da segunda aula –
turma menos barulhenta e que não absorveram o ritmo, chegando a tocar outro.
Coube a mim, a puxar no trombone uma música que coubesse naquele novo ritmo
consequentemente executado (We Will rock you!) e uma outra também do musical “Dona
da casa cheguei”.
A supervisora Nara ficou satisfeita com o desempenho de alguns
alunos/turmas e sugeriu que na próxima aula organizássemos uma espécie de
charanga, mostrando um pouco da aula de hoje, só que desta vez passeando pelo pátio
da escola. Todos adoraram a ideia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário