04/06/2013
Hoje eu assumi uma turma na escola Xavier Marques, pois o professor Ednaldo estava em reunião com direção. Comecei com um exercício rítmico de espelho, onde improvisávamos vários ritmos e os outros repetiam. Depois toquei algumas melodias fáceis no teclado e pedi para que os alunos acompanhassem cantando algum fonema como nã nã nã por exemplo.. Criamos a partir dessa experimentação uma melodia que poderia ser transformada em música com letra, então uma das alunas sugeriu uma letra que ela criou. Tentamos encaixar na melodia e ficou bom, porem, precisando alguns ajustes. Depois peguei vários instrumentos de percussão e distribui para os alunos. Ensinei algumas células rítmicas básicas que iriam servir para o acompanhamento da musica em questão.
Na segunda turma o professor trouxe algumas musicas de ciranda para fazer brincadeiras com os alunos se utilizando delas. Algumas canções como; chicotinho queimado, escravo de Jó e ciranda cirandinha. Eu acompanhei as canções no teclado.
Na terceira turma, coincidentemente a do terceiro ano, Abraão assumiu e aplicou um exercício com bambolês. Ele colocou duas filas de bambolês no chão e dividiu a turma em grupos, como não tinha um dado, ele escreveu números de UM a QUATRO em cartelas e me deu para eu escolher os números. Os bambolês perfilados, fazia um caminho que tinha que ser percorrido pelas equipes. O exercício é muito parecido com o jogo de tabuleiro LUDO. AS cores dos bambolês determinavam alguns objetivos. Na cor ROSA tinha um instrumento dentro para ser tocado toda vez que o aluno parasse nesse bambolê. O verde voltava uma casa, ou seja, um bambolê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário