terça-feira, 17 de setembro de 2013

O corpo tem suas razões

Observação das turmas do 4º ano A e B - dia 16-09-13

Hoje foi o meu primeiro dia de observações depois que retornei ao programa. David realizou uma atividade com leitura rítmica e ditado rítmico, utilizando os tambores que a escola dispõe e distribuindo papéis com pautas de ritmo para as crianças escreverem. Esta atividade foi feita em dupla, pois o professor não dispunha de muitas cópias. Mas por um lado foi bom, pois o trabalho em dupla estimula o companheirismo, muitas vezes precário entre as crianças.
Usamos duas alfaias com alturas diferentes para distinguir os sons graves dos agudos. David havia planejado a atividade incluindo os sons médios, mas só foi possível realizar com uma das turmas, pois as outras ainda estavam com muita dificuldade para distinguir os sons. Eles se apoiavam muito no visual. Me viam tocar o tambor grave e depois o agudo, por isso acertavam o execício. Percebendo isso, propus que eles abaixassem a cabeça e fechassem os olhos para poder identificar os sons através da audição. Poucos conseguiam.
A última turma, que estava menos disposta, se mostrou com mais dificuldade de assimilar o que estava sendo passado, então pedi que levantassem e fiz a brincadeira do "morto/vivo", assim, mexendo o corpo, eles despertaram e conseguiram realizar a atividade com muito mais facilidade e vigor. Além do ditado rítmico, acrescentei a leitura rítmica, colocando os alunos para tocar nos tambores as células rítmicas que escrevi no quadro.
Quanto mais parada a criança fica, mais dificuldade ela apresenta na assimilação dos conteúdos da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário