Na sexta, dia 23/04, fiz minha primeira visita à Escola Olga. Minha saga começou no ponto de ônibus. Esperei 1 hora de relógio, e depois demorou mais 1 hora de viajem. Tudo bem, eu já aprendi outras possibilidades de ônibus! Cheguei atrasada, e assisti o final do ensaio do musical Poderia Ter Sido De Outra Maneira, montado pelos professores Raiden e Rita, a professora de dança. O ensaio aconteceu no pátio da escola, e como eles estão próximos da estréia, eles tiveram que ensaiar no horário da capoeira. Ouve uma interferência total dos sons externos. O som da rua também chegava dentro da escola, dando para escutar os carros e um pastor pregando na Igreja Universal, que fica bem em frente a escola. Notei que os professores precisavam de falar alto, para os alunos escutarem. E cheguei a conclusão que a escola precisa de ser projetada com parâmetros acústiscos, e que as vezes é necessário um microfone, e se puder ter um fonoaudiólogo dentro da escola para reeducar professores e alunos, melhor ainda. Acho que estou falando sobre saúde vocal e auditiva.
Depois do ensaio, Raiden me apresentou para vários professores. Maurício Freitas já estava interagindo com os alunos. Raiden entrou em uma sala e convidou nós dois. Ele explicou que iria começar uma reunião com os pais sobre o projeto Mais Educação, e resolvemos ficar e assistir. Neste momento aproveitamos para tirar algumas curiosidades. Logo depois Diego chegou.
Durante a reunião os professores explicaram para os pais e alunos como funcionava o projeto. Este projeto mais educação proporciona ao aluno educação integral. Dança, Música e Teatro estão envolvidas neste projeto. Eles até criaram um grupo chamado Olgart, que são estes alunos matriculados em artes que aprendem, ensaiam e se apresentam.
As minhas primeiras impressões estão muito ligadas ao que é ser professor. Reparei muito na dedicação dos professores para a realização do musical; o desprendimento da falta de espaço e instrumentos; a criatividade para a criação desse musical; a preocupação de mostrar aos alunos a possibilidade de ser artista.
Acho que ainda é muito cedo para dizer sobre tanta coisa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário