sexta-feira, 30 de abril de 2010

Visita dia 26/04/2010


4º ANO

Classe com 24 alunos e faixa etária entre 8 e 10 anos. Todos observaram as informações e participaram das atividades. O professor trabalhava com sinais não pertencentes à escrita convencional de música (quadrado, circulo, x) para ilustrar as variações de dinâmica, ritmo.
Devido à sala conter muitos alunos, o professor não poderia utilizar o espaço da sala de uma forma mais livre e então o mesmo utilizou o espaço dos corredores para execução da atividade de musicalização proposta. O mesmo solicitou que os alunos executassem os ritmos propostos com os movimentos a serem feitos no espaço do corredor das carteiras. O material utilizado nesta aula fora apenas uma clava no qual seria passado para o colega que estava sentado no banco anterior a ele e assim sucessivamente.
É interessante ressaltar que no momento da aula houve conversa paralela, entretanto o professor repreendeu os alunos de uma forma não ríspida, mas que impusera respeito ressaltando um acordo de silêncio que o mesmo tinha feito no início da aula.




5º ANO A
Classe com aproximadamente 28 alunos e faixa etária entre 10 e 12 anos. O professor iniciou a atividade com leitura da letra da música Nasce o Sol ao 2 de Julho. O mesmo distribuiu a letra da música, solicitou que os alunos lessem antes de cantar. Depois colocou o aparelho de som com o áudio da música e em seguida solicitou que os mesmos cantassem a música. O mesmo já havia trabalhado a música anteriormente.
Os alunos demonstraram certo “desinteresse” porquanto aparentemente não estavam habituados a lidar com o repertório desconhecido. O professor estava ciente da situação e teve a regência da sala normalmente.
5º ANO B
Professor inicia aula com repreensão devido à inquietude dos alunos que já havia se iniciado na aula anterior. Após o diálogo a situação de bagunça e desequilíbrio já havia sido controlada e os alunos fizeram a atividade estabelecida que fora a mesma que a do 5º ano A. A afinação não era levada em conta. O objetivo principal era trazer a discussão dos aspectos cívicos como os símbolos pátrios. Até o final da aula os alunos pararam de cantar e se dispersaram. O professor lançou um desafio de dicção para saber quem cantaria a música do começo ao fim. Então a turma se reanimou e cantou a música completa.

Esta foi a minha primeira visita à escola Santa Bárbara. Espero que nossas visitas e relatos sejam tão interessantes quando a própria educação musical!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário