Hoje compareci à Escola Municipal Santa Bárbara localizada na comunidade do "Bate estaca", próxima ao fim de linha do Uruguai. Felizmente não esperei muito pelo ônibus, tampouco enfrentei dificuldades para encontrar a escola. Ao chegar, encontrei o Jean na portaria e fui pego de surpresa pela estrutura que encontrei na escola. Sinceramente eu não esperava encontrar em uma escola municipal tamanha organização e limpeza, visto que estudei toda a minha vida em escolas públicas.
Os profissionais desde a portaria à direção foram todos muito educados e nos receberam muito bem, assim como o professor Maurício, que por sinal é um exemplo de educador que veste a camisa. Em cada turma pude observar a maneira como procede em sala de aula, as atividades trabalhadas e principalmente como lida com as limitações encontradas em salas com mais de 30 alunos, pouco espaço e o barulho ambiente de conversas paralelas.
Foi fácil enxergar a disparidade na faixa etária em todas as salas em que estive observando as aulas do professor Maurício, uma turma de quarto ano e duas turmas de quinto ano. As duas primeiras, responderam de maneira um tanto satisfatória às atividades, mas a última turma de quinto ano estava um tanto agitada e inquieta, a professora de inglês que estava dando aula antes do professor Maurício não conseguiu terminar sua aula, então foi necessário que o professor tivesse uma conversa com os educandos visando conscientizá-los e acalmar os ânimos.
A turma permaneceu um tanto agitada no início da aula, mas na segunda metade o professor conseguiu trabalhar melhor, pude observar que o professor conseguiu manter um certo controle sobre a situação, mesmo os alunos mais agitados responderam às atividades trabalhadas, embora um aluno em especial me chamou a atenção, ele ficou calado a aula inteira, então conversei com ele e fiz um acordo com o mesmo para que na próxima aula ele participe mais ativamente, será que ele vai cumprir?
Esse é um resumo do que pude presenciar no primeiro dia de trabalho no PIBID, minhas primeiras impressões foram boas em relação à escola e à metodologia do professor, mas já esperava encontrar as limitações da sala com um número grande de alunos e a indisciplina com conversas paralelas, brincadeiras fora de hora, etc. No mais, foi enriquecedor, espero que continue sendo, pois estou aprendendo de forma prática e significativa através desse projeto que certamente veio para revolucionar o conceito da educação criando pontes entre a universidade e as escolas.
Simei, não esqueça de colocar as datas nas postagens.
ResponderExcluir