OBSERVAÇÃO DO DIA 17/11/11 NA ESCOLA SANTA BÁRBARA
3º ANO B
Maurício iniciou a aula perguntando à turma o que foi feito na aula anterior. Depois dos relatos, Maurício pediu para que todos executassem o ritmo do samba-reggae como quisessem e então batucaram nas carteiras e depois pediu para que eles executassem no corpo (surgiram três possibilidades). Em seguida o professor chamou um aluno e uma aluna para irem à mesa e utilizar o copo para executarem o ritmo. Os dois acabaram criando outro ritmo. Em seguida, Maurício me pediu para mostrar o samba-reggae com o copo. Mostrei e depois acompanhei a turma cantando “Todo menino é um rei”. Depois Maurício tocou no som a música “Força e pudor” e me pediu pra acompanhar tocando com o copo. A turma foi dividida em dois grupos e cada um ficou com uma parte do ritmo e, com nossa ajuda, tocaram o ritmo utilizando percussão corporal ao mesmo tempo em que cantavam a música “Todo menino é um rei”. Por último fizemos uma audição da música “força e pudor”.
3º ANO C e E
Depois que o professor conversou com a turma a respeito de comportamentos, ele fez uma revisão sobre rimas. Em seguida fizemos audição com várias músicas para serem identificadas as rimas. Ainda existe muita dificuldade na assimilação deste assunto. Uma das músicas que fizemos audição foi um coco. Maurício falou sobre o ritmo e depois me pediu para que eu tocasse no pandeiro e pediu que a turma escolhesse uma música que soubessem cantar para ser cantada no ritmo coco. Eles escolheram “O que é que está escrito” e adaptaram muito bem ao coco. Depois Maurício pediu para que eles sugerissem frases para formarmos um verso com quatro estrofes, sempre atentando para as rimas. Depois de pronto toquei o coco no pandeiro e eles cantaram o que compuseram:
a. A borboleta caiu no chão
b. E ficou batendo as asas
c. Bateu na asa do avião
d. E ficou toda despelada
Depois mostraram para a professora que os elogiou bastante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário