Observei três turmas com perfis distintos.A sala do 3ª ano é uma turma pequena com alunos relativamente obedientes logo a colega Regiane conseguiu aplicar as atividades com certa facilidade, trabalhando a percepção, coordenação e através da repetição, a execução de ritmos feitos com as mãos e os pés, no final da aula foi feita uma roda, e aplicada a atividade dos copos, o colega Pedro chegou com uma sanfona que chamou muita atenção dos alunos, logo, fizeram algumas perguntas sobre o instrumento, e apreciaram a sonoridades e os diversos gênero pelo colega executado. A segunda turma a do 4ª ano, já era mais agitada, os alunos tinham idades diferentes, de 9 a 14 anos além de ter um numero de alunos muito maiores que a turma anterior, nessa sala não foi possível aplicar todas as atividades planejadas, pois estavam muito agitados, no entanto, quando os alunos começaram a cantar a música composta pela turma, houve uma maior interação, a sanfona também teve uma grande importância nessa aula ,pois a curiosidade dos alunos fez com que houvesse uma maior atenção. Pegamos o final da aula do 5ª ano, o professor Maurício me apresentou a turma, e o colega Pedro entrou com a sanfona dentro da capa, eles ficaram muito curiosos para saber que instrumento era o colega apresentou e falou sobre o instrumento, e a partir de um acorde dado começaram a cantar uma música sugerida por Pedro e outra que eles mesmos escolheram na hora.
Portanto, os primeiros contatos com a escola foi com certeza positivo, pois pude perceber na prática a necessidade do ensino de música para os estudantes. O contato com as turmas de perfis diferentes fez com que refletisse sobre a importância da sensibilidade do professor em perceber como agir em diversas situações na sala de aula, e assim podendo fazer com que possamos alcançar nossos objetivos, para que através da educação musical possamos transformar a sociedade em um lugar melhor.
domingo, 27 de novembro de 2011
Os Primeiros contatos com a escola
Observação do dia 24/11/2011 na escola Santa Barbara
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns, Rodrigo. Fico feliz que tenha conseguido observar aulas ainda esse ano. Seja bem vindo à rede.
ResponderExcluirP.s: Espero que não se irrite comigo, mas tomei a liberdade de editar sua postagem, apenas alguns sinais de pontuação que estavam colados aos inicios de frase, mas tudo certo. Parabéns.
Abração Maurício Freitas.