domingo, 27 de novembro de 2011

Explorando os sons e a criatividade

Escola Santa Bárbara dia 17/11/2011

3º ano A

A aula foi iniciada com o professor Maurício perguntando o que tinha acontecido na aula passada. Uma aluna relatou que aprendeu a explorar sons com a percussão corporal na aula ministrada por Pedro e Ísis. Mauricio pediu que todos mostrassem juntos o ritmo da música que Ísis ensinou. Em seguida, o professor pediu que eles mostrassem o mesmo ritmo usando a percussão corporal. Uma aluna foi a frente mostrar como ela estava executando o ritmo, depois outra aluna mostrou outra forma de tocar o mesmo ritmo e Maurício pediu a um aluno que mostrasse como ele poderia tocar o ritmo e Luan acabou misturando as duas formas tocadas anteriormente pelas meninas. Ele conseguiu dividir as células rítmicas utilizando sons graves e agudos. Maurício perguntou o nome do ritmo tocado pelo bagunçaço e a turma não lembrou, ele disse que era o samba reggae e chamou dois alunos para apresentar esse ritmo com o copo e os alunos acabaram criando outro ritmo. Maurício pediu a Ísis que mostrasse o samba reggae no copo e em seguida colocou a música FORÇA E PUDOR para que a turma e escutasse acompanhada por Ísis que estava executando o ritmo com o copo. Logo depois, Maurício pediu que a turma cantasse a música TODO MENINO É UM REI ensinada por Ísis na aula passada enquanto ela tocava o ritmo com o copo. No começo foi difícil eles acompanharem Ísis ao mesmo tempo em que cantavam, mas depois eles conseguiram. Na penúltima atividade, ele dividiu a turma onde uma parte da turma iria executar a primeira parte do ritmo e a outra parte ficaria com a segunda parte do ritmo. Metade da turma ficou sendo auxiliada por Pedro e Ísis e a outra por mim e Maurício, ele executaram o ritmo utilizando a percussão corporal. Para finalizar a aula, Maurício colocou a música FORÇA E PUDOR para que a turma fizesse uma apreciação.


Ano C e E

Maurício iniciou a aula dando um sermão na turma devido a bagunça ocorrida na aula anterior. Depois , ele perguntou se a turma lembrava o conteúdo que ele estava trabalhando á algumas aulas e ele responderam que era a RIMA. Maurício então, deu uma aula sobre rima a pedido da professora que relatou que eles ainda não tinham de fato se apropriado do conteúdo. Após explicar sobre a rima, Maurício colocou uma música para a turma escutar e identificar as palavras que rimavam e eles ainda mostravam muitas dificuldades a identificação, mas uma aluno fez a identificação da rima nas frases:

Vixi como tem Zé, Zé de baixo Zé de riba

Desconjuro com tanto Zé, como tem Zé lá na Paraíba

Maurício desta vez colocou um RAP e pediu que eles identificassem novamente as palavras que rimavam e os alunos não conseguiam entender que o professor só queria as palavras que faziam a rima, eles sempre falavam a frase toda e não diziam onde se encontrava a rima. Maurício explicou a rima novamente. Em seguida, ele pediu a Ísis pra tocar no pandeiro um samba coco e pediu que a turma cantasse a música O QUE É QUE TA ESCRITO NA CAPA DO GIBI no ritmo que Ísis estava tocando. Depois ele pediu que a turma identificasse nessa música as rimas existentes e dessa vez ele fizeram a identificação imediata. Para finalizar a aula, O professor sugeriu que a turma criasse uma música com rimas, eles fizeram a composição que ficou assim:

1- A borboleta caiu no chão

2- E ficou batendo a asa

3- Ela bateu a asa no avião

4- Depois tomou uma pedrada

Uma variação da última frase:

5- E ficou toda despelada

Depois de uma votação a frase quatro foi substituída pela frase cinco que era a variação. Maurício mostrou a composição para a professora deles e ela gostou muito do resultado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário