sábado, 1 de maio de 2010

Relato Santa Barbara 29/04/2010


Estava saindo da faculdade, após alguns minutos de distração, lembrei-me do compromisso da primeira visita a escola Santa Bárbara, onde estarei dedicando algumas horas semanais em observações em sala de aula.

Ao chegar ao ponto de ônibus, após esperar uns cinco minutos, avistei o ônibus “Vila Rui Barbosa” e dentro dele, gastei cerca de quinze minutos nesse percurso. Desci no ponto indicado por Mauricio, “ponto da padaria”, e andando um pouquinho avistei a quadra da escola. Chegando lá, bati no portão e conversei com o porteiro explicando o “por que” da minha visita; logo fui recebida por Mauricio e Ana Luisa que já se encontravam por lá.

Quando entrei na escola fiquei surpresa com a estrutura ou espaço físico da mesma. Trata-se de um espaço com salas amplas, correspondendo a expectativa da quantidade de alunos, ou seja, trás uma realidade diferenciada, se compararmos aos aspectos físicos e estruturais da maioria das escolas da rede pública que não prezam por esses fatores.

A organização interna, ou seja, o trabalho dos funcionários (direção, coordenadores, professores, merendeira, porteiros, profissionais da área da limpeza) da escola me chamou a atenção, pois a mesma encontrava-se em perfeito estado de organização, com horários bem definidos para todas as funções que pude presenciar, assim como as condições de higiene local.

As aulas do professor Maurício complementavam indiretamente o trabalho dos outros professores (Terceiro ano do ensino fundamental), servindo ao mesmo tempo como um suporte para o desenvolvimento dos alunos nas outras disciplinas, visto que, a partir da prática em atividades musicais, trabalhando muito mais com a criatividade na construção de canções, através de atividades que contam com a formulação de idéias por parte dos próprios alunos, contribui diretamente para a formação do aluno que aprende a pensar e não só reproduzir o que é dito pelo professor, embora não seja essa a principal finalidade das aulas de música dentro da escola.

Enfim, pude presenciar de perto a importância do ensino musical dentro da escola e seus benefícios que passam a ser percebidos no decorrer das aulas, surtindo efeito além do âmbito musical, ou seja, no desenvolvimento geral do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário