28 DE SETEMBRO DE 2011
Cheguei à escola e acompanhei a acolhida, logo após chegou Síndara, licenciando em música da UFBA que iria observar minha aula, expliquei a ela em poucas palavras o plano de aula e enquanto explicava vi que teria um pouco de dificuldade de colocar o plano em ação. Davi não estava na escola devido ao seu compromisso com a justiça e o seu armário estava trancado o que me impossibilitou de usar os instrumentos que havia planejado. Adaptei instantaneamente o plano as possibilidades e dei inicio a aula.
Começamos cantando a escala de dó escrita na pauta, como estava meio rouco, não pude servir como referencia de afinação para os educandos, o que provocou uma maior desafinação na turma. Repeti o exercício mais algumas vezes para que a turma se acostumasse com a sonoridade, mas como estava sem uma nota referência não levei a atividade por muito tempo.
Passamos então a composição, todos começaram a sugerir idéias e se envolveram bastante com a atividade. No fim tínhamos duas letras (uma de cada turma), a saber:
Turma I
Dó apenas um amigo só
Ré eu bato no meu pé
Mi eu falo assim
Fá eu durmo no sofá
Sol combina com verão
Lá é fácil de escutar
Si eu preciso ir ali
Turma II
Dó eu danço com minha vó
Ré eu quero ficar em pé
Mi você vai dormir
Fá eu quero só falar
Sol amigo do forró
Lá eu quero é viajar
Si eu quero é ir ali
Peguei o pandeiro porque eles decidiram que o ritmo da música seria pagode. Todos se animaram mais ainda quando viram o instrumento. Prometi que todos tocariam o pandeiro se eles se comportassem. Cantamos a música algumas vezes e durante a execução já foi possível perceber uma melhora na entonação dos educandos. Cantando a composição feita por eles, os educandos vão se acostumando com a entonação das alturas de maneira lúdica e significativa.
Antes aula terminar ainda imitamos o sons do pandeiro com a boca, depois tocamos com o corpo, para enfim cada um tocar no pandeiro o que tínhamos aprendido.
Depois dessa aula ficou bem claro como devo continuar as aulas, a idéia agora é continuar reproduzindo células rítmicas inicialmente dos instrumentos do pagode (para munir os educandos das competências necessárias para participar da banda rítmica do educador Davi), continuar aprendendo a entonação das notas e relacioná-la com os conteúdos de duração aprendidos, tudo isso contextualizado nas músicas que estamos aprendendo e compondo.
Até a próxima.
Legal a composição! Contribui ainda mais para a automatização do nome das notas!
ResponderExcluirColoquei meu nome no Google e olhe onde vi parar!!Legal o Blog
ResponderExcluir