OBSERVAÇÕES DO DIA 20/10 NA ESCOLA SANTA BÁRBARA
3º ANO C e E
Quando cheguei à aula o professor Maurício estava realizando uma atividade cujo objetivo era identificar as rimas nas músicas apreciadas. O objetivo final destas atividades é fazer com que a turma entenda a estrutura de uma poesia.
A primeira música apreciada foi a do burrinho a qual a turma foi identificando as rimas através dos sons parecidos entre as palavras:
- v Loulé – café
- v Estremoz – arroz
- v Ildanha – castanha
- v Melgaço – bagaço
- v Guarda – mostarda
- v Portel – papel
Em seguida o professor pediu à turma que falassem outras palavras que rimassem com as mesmas que têm na música, como: loulé – café – filé.
Depois fizemos uma audição com outra música, no primeiro momento completa depois pausada para que a turma fosse identificando as rimas. Com base nesta mesma música a turma criou sua própria versão encontrando palavras que rimam com os números, ficando assim:
- v Era uma turma que tinha nove filhas que foram lavar o rosto, deu um tangolomango numa delas e das nove ficaram oito.
- v Era uma turma que tinha oito filhas que foram fazer omelete, deu um tangolomango numa delas e das oito ficaram sete.
- v ...estudar inglês, ...das sete ficaram seis.
- v ...comprar um cinto, ...das seis ficaram cinco.
- v ...brincar num quadrado, ...das cinco ficaram quatro.
- v ...falar chinês, ...das quatro ficaram três.
- v ...foram caçar uma perua, ...das três ficaram duas.
- v ...foram apreciar a lua, ...das duas ficou só uma.
- v ...que saiu correndo nua, ...dessa uma ficou nenhuma.
Antes de realizar essas atividades Maurício teve de fazer uma revisão sobre o significado de palavra e de frase (conteúdo da disciplina português). Mais uma prova de que as aulas de música contribuem significativamente com a construção do conhecimento desses alunos.
5º ANO A
Os alunos formaram um círculo no centro da sala depois de arrumarem as cadeiras em volta e então a aula foi iniciada com uma audição da música ‘Fome come’. Maurício pediu para a turma marcar o tempo forte da música batendo o pé direito no chão, inicialmente sem deslocar e depois deslocando para o lado fazendo assim a roda girar. Depois repetiram o mesmo exercício sem deslocar sendo um de cada vez (cada um marcando um tempo). Em seguida Maurício acrescentou duas palmas que vem logo depois da marcação do tempo forte, formando assim parte do ritmo executado na música ‘fome come’. Depois de treinarem bastante com o corpo eles sentaram em círculo e executaram o ritmo utilizando copos passando os mesmos um pro outro no lugar da marcação com os pés. Fizeram sem dificuldades. Primeiro utilizaram um copo apenas onde cada um executava o ritmo uma vez e passava o copo em seguida, depois Maurício distribuiu os copos para todos realizarem a atividade juntos. Inicialmente foi um caos total por conta da falta de atenção de alguns alunos e alunas. Depois de treinar bastante, todos executaram o ritmo junto com a música que Maurício colocou pra tocar no som.
Concentração é a palavra chave para o sucesso de uma atividade como esta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário