domingo, 16 de outubro de 2011

SAMBA REGGAE + BAGUNÇAÇO = IDENTIFICAÇÃO TOTAL

Escola Santa Bábara dia 13/10/11
O professor Maurício iniciou a aula como sempre faz perguntando aos alunos o que eles lembravam da aula passada, aos poucos as crianças foram lembrando, eles não conseguiam pronunciar corretamente os nomes dos ritmos a eles apresentados, mas, fizeram a identificação principalmente com o SAMBA REGGAE que é um ritmo presente no grupo BAGUNÇAÇO que atua lá na comunidade do Uruguai. Como já estávamos todos sentados na roda no meio da sala, Maurício então passou os copos para todos e pediu que eu e Ísis mostrássemos novamente o ritmo do SAMBA REGGAE para a turma. Na primeira parte da atividade, Eu mostrei a primeira parte do ritmo para que todos repetissem logo, observei algumas dificuldades e Ísis sugeriu que todos repetissem o ritmo com a boca para depois passar pro copo. Isso facilitou a assimilação da turma. Em seguida, já assimiladas as duas partes do ritmo, o professor transformou a roda em duas fileiras, uma de frente para a outra onde, uma fileira executaria a primeira parte do ritmo e a outra executaria a segunda parte do ritmo formando uma espécie de resposta. Aí percebi novamente a dificuldade da turma em executar as duas parte do ritmo. Sugeri então ao professor que fizesse igual à primeira parte onde Ísis sugeriu que fizessem o ritmo com a boca. Repetimos diversas vezes o ritmo completo até que a maioria compreendeu. Para finalizar, o professor Maurício escolheu uma aluna e um aluno para executar o ritmo para que a turma observasse e depois ele formou grupos de quatro alunos aonde cada grupo ia à frente da sala mostra o que aprenderam. Percebi a satisfação dos alunos principalmente por que o ritmo escolhido para ser trabalhado é um ritmo que faz parte do cotidiano deles, eles se identificam, se desenvolvem musicalmente, mostrando para nós, futuros educadores a importância do ensino de música musicalmente (que considera a bagagem musical que o aluno traz) como é proposto por SWANWICK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário