OBSERVAÇÕES DO DIA 27/10 NA ESCOLA SANTA BÁRBARA
3º ANO C e E
O professor deu continuidade à atividade da aula passada, de identificar as rimas nas músicas apreciadas. Desta vez a turma apreciou quatro músicas com ritmos diferentes (um coco, um rap, um samba e uma peça de coral) os quais a mesma conseguiu distinguir. Depois a turma fez uma apreciação de um poema em áudio e foram identificadas as rimas na mesma.
Depois trabalhamos a versão que foi criada na aula passada em ritmo de coco onde toquei o pandeiro para eles cantar. Esta aula foi muito produtiva.
4º ANO A
A aula foi iniciada com a turma cantando a música de sua autoria junto com o professor Maurício – Reduzir, reutilizar e reciclar para o mundo melhorar. Maurício tocou o violão e disponibilizou alguns instrumentos percussivos para os alunos tocar e então eles foram revezando. Enquanto uns tocavam os outros cantavam (gritando). Cada um tocou do jeito que quis. Isso foi bom pra percebermos as dificuldades deles e buscarmos soluções para estas. Tudo foi bastante barulhento, pois eles estavam tocando e cantando muito forte. Acredito que um trabalho com canto coral melhore consideravelmente essa questão. Tocamos algumas vezes e, em determinado momento, a vice-diretora entrou na sala para dar um aviso sobre um mutirão que acontecerá no próximo dia 01 para realizar a limpeza da escola o qual terá a participação dos pais. A aula foi finalizada, mas os alunos ficaram muito eufóricos com os instrumentos.
5º ANO A
Começamos formando duas rodas. Pedro ficou em uma e eu fiquei na outra para auxiliarmos os alunos na atividade a ser desenvolvida. Repetimos a atividade da aula passada utilizando o movimento corporal. Depois formamos uma roda só e Maurício acrescentou mais uma parte do ritmo da música ‘fome come’, que foi realizada sem grandes dificuldades. Em seguida sentamos no chão, ainda em círculo, e executamos o mesmo exercício utilizando copos. Sempre quando colocamos os copos as dificuldades aparecem e aí temos que regredir um pouco. No final estavam todos realizando bem o ritmo. É bastante perceptível o crescimento musical desta turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário