sexta-feira, 15 de junho de 2012

Conhecendo o violão

Data:04/06/2012


Nesta aula o professor Davi pediu que eu levasse para a sala alguns vídeos dos instrumentos estudados na aula anterior. Para os alunos irem conhecendo os timbres desses instrumentos.

  • Piano
  • Violino
  • Flauta
  • Trombone, Trompete, Tuba
  • Pandeiro
  • Bateria
  • Guitarra
  • Violão

A mídia DVD que levei com os vídeos não funcionou no aparelho da escola, então fizemos outra atividade, onde os alunos tiveram contato com violão, já que os alunos haviam ouvindo o som do instrumento e visto uma foto do violão no computador.
Antes de mostrar o violão para o grupo, cantamos a canção “Atirei o pau no gato”. Feito isso eu e o professor Davi explicamos as particularidades do violão como o som é produzido.
Continuando as atividades cada aluno foi até a frente da sala e tocou violão enquanto os outros ouviam. Todos os alunos tocaram o violão.
Continuando as atividades o professor Davi ensinou uma nova canção para o grupo “Animais musicais”. Através desta canção os alunos tinham fazer os movimentos onde cada animalzinho da canção tocava um instrumento.
Com esta música o professor enfatizou as dinâmicas musicais estudadas pela turma forte e piano.
Com esta canção o professor explorou os movimentos corporais, e o espaço da sala de aula, pois os alunos cantaram a canção caminhando pela sala.
Terminando a aula os alunos cantaram a canção de termino da aula.

Neste dia o professor Davi e eu além de ministrar a aula de música, fomos auxiliar outra professora na cozinha da escola, pois havia faltado um funcionário. Para que os alunos não ficassem sem o almoço fomos ajudar no preparo do almoço. Apesar do trabalho extra, nos divertimos muito.

Isso me faz refletir sobre o papel do professor na escola, sei que não é função do professor ir até a cozinha preparar o almoço dos alunos, mas um professor dedicado não se preocupa só com a sua aula e sim com a escola como todo. Tenho trabalhado com professores super dedicados na escola carmelitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário