segunda-feira, 4 de junho de 2012

O que é que tem na sopa do nenen?


Para aproveitar melhor o tempo as atividades do 3° A começam com uma roda formada ao redor das cadeiras sem precisar tirá-las do centro, e numa dinâmica já conhecida o professor pede que, seguindo o seu exemplo, cada criança diga o seu nome ao passo que emite algum som com o corpo levando em consideração o número de sílabas.

Na sequência vimos o vídeo da canção ``Sopa`` do grupo palavra cantada e observamos a atividade proposta com as palmas. Ao final do vídeo o professor pede que os alunos repitam o exemplo após a sua execução para que logo formássemos uma roda e executássemos a atividade. No príncipio havia dispersão e algo de dificuldade mas aos poucos essas dificuldades foram se dissolvendo. O meu parceiro da esquerda tinha muita dificuldade em executar o exercício mas com algumas sugestões como falar o que estava fazendo (palma, mão, palma, mão..) fizeram com que ele memorizasse até o final da atividade.

Na turma do 3°B, começamos com a mesma atividade da turma anterior fazendo o passo a passo para que no momento em que a música fosse colocada a realização fosse mais natural. Concluída a atividade cantamos com os alunos `` O xote das meninas`` com Pedro Mutti ao violão embora as crianças só tivessem aprendido com a professora o refrão (Ela só quer, só pensa em namorar). Dentro do embalo da música foi pedido que marcassem o tempo usando pés e mão ( em momentos diferentes). A atividade foi concluída com êxito e passamos para a próxima turma.

No 4° A afastamos as cadeiras para que pudéssemos forma uma grande roda no chão e fazer uma atividade com os copos. Os copos foram distribuidos um a um para a pessoa ao lado até que todos tivessem um copo em mãos. A atividade consistia em passar o copo para o colega ao lado, todos no mesmo tempo, em um compasso quaternário ( 1,2,3 e passa). A segunda parte da atividade utilizava um compasso ternário e deveríamos fazer: palma, pega ( o copo) , e passa. E para dificultar um pouco mais cantamos no tempo de 3 a canção: Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu. Vi(palma) va (pega) eu (traz o copo pra perto, Vi (palma) va (pega) tu (passa). Aos poucos alguns alunos foram desistindo da brincadeira e entregando os copos. Mauricio permitiu que isso acontecesse talvez com o intuito de atingir a sua meta sem ter na roda alunos que não estavam com vontade de participar, mas ao final chamou a atenção de todos falando da importância da atividade realizada em conjunto. Ao perguntar porque eles saíram da roda, alguns disseram que a brincadeira não saia do lugar e o professor pontuou: enquanto eles não se dedicassem para realizar a tarefa com precisão precisariam que repetissem até que aprendessem.

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