domingo, 17 de junho de 2012

Ritmos com o corpo e copos


          A aula na turma do 3º ano A começou com o professor Maurício fazendo com a turma relembrasse uma canção apresentada aos alunos em aulas passadas. O professor fez algumas perguntas e associações a cerca da letra da música e quando a turma lembrou todos cantaram juntos, “Canarin d’Alemanha quem matou meu curió?”. Depois de cantar a música Maurício deu inicio a primeira atividade, ele propôs que a turma executasse um ritmo simples com palmas e batidas de pé no chão, mas esse ritmo deveria ser executado em sequência, fila por fila. Os alunos não conseguiram realizar a atividade da maneira que o professor pediu então, Maurício mudou de plano, agora todos deveriam fazer juntos. O resultado foi bem melhor. Alcançado o objetivo, o professor passou a sugerir novas combinações escrevendo-as no quadro em forma de sinais não-convencionais para que a turma executasse. Para entreter mais a turma Maurício fez uma competição entre as filas. Em seguida ele precisou sair da sala e deixou nós (bolsistas) no comando da turma, Joabe criou mais uma combinação e fizemos outra competição antes do fim da aula.
            Na aula da turma do 3º ano B, o professor iniciou arrumando a sala em semicírculo e passando um vídeo para a turma assistir, um vídeo da Palavra Cantada da música “Sopa”. Depois de todos assistirem Maurício demonstrou a atividade para os alunos junto conosco (bolsistas). Em seguida todos realizarem juntos com certa facilidade. Por fim Maurício escreveu uma combinação de sinais não-convencionais no quadro para que a turma executasse o ritmo desejado por ele.
            Na sala do 4º ano A a atividade foi jogo de copos. A sala foi rapidamente disposta em semicírculo e Maurício me convidou para fazer a demonstração junto com ele para a turma. Depois de demonstrada a atividade, o professor dividiu a turma em pequenos grupos e nos delegou a missão de nos revezar orientando os grupos. No fim Maurício pediu que a turma realizasse o jogo de copos no ritmo de uma música que ele colocou (com o andamento mais rápido que o habitual), mas não conseguiu um bom resultado.
            A última aula do dia foi na sala do 4º ano B. A atividade foi a mesma realizada na turma anterior, porém os alunos conseguiram se sair melhor que os anteriores.
            Duas atitudes do professor ajudaram no sucesso das atividades do dia, a primeira foi a mudança de estratégia na aula do 3º ano A e a segunda foi a divisão das turmas de 4º ano em pequenos grupos e a divisão dos bolsistas na supervisão dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário