A aula na turma do 3º
ano A começou com o professor Maurício fazendo com a turma relembrasse uma
canção apresentada aos alunos em aulas passadas. O professor fez algumas
perguntas e associações a cerca da letra da música e quando a turma lembrou
todos cantaram juntos, “Canarin d’Alemanha
quem matou meu curió?”. Depois de cantar a música Maurício deu inicio a
primeira atividade, ele propôs que a turma executasse um ritmo simples com
palmas e batidas de pé no chão, mas esse ritmo deveria ser executado em
sequência, fila por fila. Os alunos não conseguiram realizar a atividade da
maneira que o professor pediu então, Maurício mudou de plano, agora todos
deveriam fazer juntos. O resultado foi bem melhor. Alcançado o objetivo, o professor
passou a sugerir novas combinações escrevendo-as no quadro em forma de sinais
não-convencionais para que a turma executasse. Para entreter mais a turma
Maurício fez uma competição entre as filas. Em seguida ele precisou sair da
sala e deixou nós (bolsistas) no comando da turma, Joabe criou mais uma
combinação e fizemos outra competição antes do fim da aula.
Na aula da turma do 3º ano B, o professor iniciou
arrumando a sala em semicírculo e passando um vídeo para a turma assistir, um
vídeo da Palavra Cantada da música “Sopa”. Depois de todos assistirem Maurício
demonstrou a atividade para os alunos junto conosco (bolsistas). Em seguida
todos realizarem juntos com certa facilidade. Por fim Maurício escreveu uma
combinação de sinais não-convencionais no quadro para que a turma executasse o
ritmo desejado por ele.
Na sala do 4º ano A a atividade foi jogo de copos. A sala
foi rapidamente disposta em semicírculo e Maurício me convidou para fazer a
demonstração junto com ele para a turma. Depois de demonstrada a atividade, o
professor dividiu a turma em pequenos grupos e nos delegou a missão de nos
revezar orientando os grupos. No fim Maurício pediu que a turma realizasse o
jogo de copos no ritmo de uma música que ele colocou (com o andamento mais rápido
que o habitual), mas não conseguiu um bom resultado.
A última aula do dia foi na sala do 4º ano B. A atividade
foi a mesma realizada na turma anterior, porém os alunos conseguiram se sair
melhor que os anteriores.
Duas atitudes do professor ajudaram no sucesso das
atividades do dia, a primeira foi a mudança de estratégia na aula do 3º ano A e
a segunda foi a divisão das turmas de 4º ano em pequenos grupos e a divisão dos
bolsistas na supervisão dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário