sexta-feira, 9 de julho de 2010

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO ESCOLA SANTA BÁRBARA 08 DE JULHO DE 2010

Pela primeira vez observo a aula do grupo 5. Estamos na sala Géssica, Tânia e eu. A aula começa com o educador Mauricio convidando os educandos a formar a “roda da amizade”: todos em círculo se dão as mãos, depois se sentam ainda em círculo. Nessa hora fica evidente que o tamanho na sala não ajuda tanto a esse tipo de formação.
O educador pergunta como foi o recesso de São João e se eles aprenderam alguma música nova durante as festas. Uma educanda canta então a música “Você não vale nada, mas eu gosto de você”.
Ainda em roda todos cantamos acompanhados do violão uma música de apresentação (O meu nome é... e o seu como é?) para que nós os “observadores” possamos conhecer o nome dos educandos e nos apresentar. Alguns alunos ficam envergonhados de cantar, então todos cantam juntos uma alteração do verso (O nome dele(a) é... e o seu?).
É cantada também a musica do “relógio” (Cadê meu relógio que eu botei no chão...), música que estimula alguns gestos por parte dos educandos. Todos cantaram, repetiram os gestos e o educador expandiu a atividade repetindo a música, aproveitando alguns gestos criados pelos educandos.
Também cantamos acompanhados do violão a musica da “Fazendinha” (Ô La La, Ô lé lé, fui à fazendinha do mestre Zé, na fazendinha do mestre Zé encontrei... – nessa parte é citado o nome de um animal da fazenda que logo depois é imitado pelos educandos). Todos cantam com muita empolgação e se empolgam mais ainda na imitação dos animais ... alguns até de maneira um pouco violenta.

Acabada a aula começamos então uma reunião onde nós refletimos sobre a aula em questão. O educador nos disse que o plano original da aula foi alterado para aproveitar a iniciativa dos educandos, que “encaminharam” a aula para outra direção.
Pediu para que pensemos em desenvolver atividades para sala de aula, ressaltando que é importante que o educador tenha “em mãos” um repertório de possíveis atividades para serem trabalhadas de acordo com a ocasião além é claro das atividades já previstas no plano de aula.
Apresenta-nos também alguns aspectos da sua rotina de trabalho:
- uma ficha de acompanhamento diário da realização das atividades propostas em sala.
- indicadores de avaliação da evolução dos educandos.
- plano de rotina de aula (50 minutos): 15 primeiros minutos de aproximação e conquista da atenção dos educandos; 20 minutos do conteúdo em si; e nos 15 minutos finais encaminhar o fim da aula com atividades mais amenas.
- módulo anual de música produzido pela escola, com calendário, fichas de presença, avaliação...
- marcos de aprendizagens em música: documento de orientação para os professores de música produzido pela prefeitura.
Terminou a reunião ressaltando a importância da alegria na sala de aula, que o educador tem a função de trazer junto aos conteúdos musicais.

2 comentários:

  1. Fiquei curiosa de saber mais sobre o "módulo anual de música produzido pela escola".
    Do que se trata exatamente?
    Maurício (D.), vc pode nos dar uma luz?

    ResponderExcluir
  2. Tem a ver com o modelo de avaliação das outras disciplinas, só que adaptado as competencias de música!!!!!!!!!!!!11

    ResponderExcluir