sábado, 17 de julho de 2010

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO ESCOLA SANTA BÁRBARA (3º ANO A e B) 15 DE JULHO DE 2010

Quando chegamos à sala do 3º ano A, vi as carteiras dispostas de maneira a facilitar a circulação pelo meio da sala (o educador Maurício, depois da aula, nos indicou as melhores maneiras de organizar a sala a depender do número de filas). Uma roda de aproximadamente quinze educandos (metade da classe) já estava formada e cada um passava um copo de mão em mão em uma pulsação pré-definida. O educador formou então outra roda com o restante da sala, distribuindo clavas para os educandos de uma maneira bastante peculiar: deu um par para o “primeiro” da roda, para que esse par chegasse ao ultimo passando pela mão de todos os participantes da roda.  Isto com o objetivo de estimular a cooperação e o respeito ao colega, já que a tendência do primeiro é ficar com a clava para si em vez de repassá-la. Então o educador começou uma dinâmica onde os educandos do grupo da clava marcavam o pulso batendo-a no chão e entre elas, enquanto o outro grupo passava o copo de mão em mão de acordo com o pulso estabelecido pelas clavas. Fomos chamados a integrar os grupos e então surgiram algumas alterações como a introdução de fonemas junto às batidas das clavas na tentativa de manter o pulso que sempre acelerava, fonemas que por sugestão de um educando viraram as letras do alfabeto.
Nos quinze minutos finais da aula, já com os educandos meio dispersos, o educador tocou ao violão a musica “O que é que está escrito” (Vila Sésamo), tendo que reiniciar algumas vezes pedindo aos educandos que cantassem, pois estavam gritando. Tocou também a música “Pastorzinho” que devido à quase total dispersão da sala, não foi concluída a bom termo. Antes de sair da sala o educador junto com os educandos restabeleceu a disposição das carteiras.


Entramos na sala do 3º B com os educandos se mostrando bastantes agitados, o educador perguntou aos educandos quais músicas novas eles aprenderam no período de recesso do São João. Surgem algumas como “A fogueira esta queimando...”, “Libera o Toin”. Perguntou também quais músicas que tinham sido trabalhadas em sala durante o primeiro semestre eles lembravam, depois de muito esforço do educador devido à grande agitação dos alunos, foram surgindo algumas: “Musica da maré”, “Musica da preguiça” (tocada ao violão e cantada por todos com muita empolgação), “Musica do Galo” (também tocada ao violão e cantada pelos educandos), “O que é que esta escrito” – Vila Sésamo – (tocada ao violão com os alunos cantando muito alto, precisando de algumas intervenções do educador pedindo que cantassem mais baixo. Surgiu também a “Musica do vaga-lume”.
O educador então escreveu no quadro figuras indicando sons (quadrado com a letra x dentro – estalos de dedo e língua; quadrado sem x, silencio/pausa), diferindo entre si por cores (vermelho e azul), separou turma nos dois lados e estabeleceu um pulso enquanto indicava as figuras no quadro. Os educandos realizaram a atividade a contento e o educador acrescentou o símbolo do triângulo significando palmas. Como a aula já estava se aproximando do fim, a maioria dos educandos já estava dispersa relegando a atividade para segundo plano.
Como sempre acontece após as aulas, fizemos uma reunião para comentar e avaliar a atividade realizada no grupo cinco, alem de conversar sobre as aulas do 3º ano A e B.

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