domingo, 25 de julho de 2010

Relatório de observação Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo terça-feira 20 de julho de 2010

Ao som da música “True” de Spandau Ballet que tocava nas caixinhas de som, em cada poste, deveria ser uma espécie de rádio comunitária, chego à escola.
Terça é o dia do segundo ano com faixa etária de sete e 10 anos. Trabalhamos na seqüência com as turmas A, B e C. Depois do alongamento e da apresentação dos estagiários (Diego, Maurício e Tomich) o professor Raiden iniciou estimulando a memória dos alunos, perguntando o que acontecera nas aulas anteriores e aos poucos eles lembravam...
Então fizemos uma dinâmica de solfejo e execução onde o professor “apelidou” semínimas (pão), colcheias (leite) e semicolcheias (chocolate) e ilustra ao quadro essas figuras. Enquanto ele tocava no pandeiro, nós marcávamos a primeira batendo os pés no chão, a segunda batendo palmas e a última nas pernas. Isso aconteceu em forma de círculo e também dispersávamos em torno da sala. E quando o professor parava de tocar? Todos ficavam em estátua, foi bem divertida essa brincadeira, difícil foi prender a atenção de todos, alguns alunos resignificavam a brincadeira, se jogava ao chão e gritava, conseqüência disso o professor retirava o aluno da brincadeira e o colocava sentado. Nem isso era suficiente para os alunos se comportarem e cumprirem “as regras” da dinâmica feita. Além dessas atividades realizadas, mostramos aos alunos os instrumentos que construímos com materiais recicláveis e pedimos a eles que trouxessem garrafinhas de yogurte vazia para construirmos em sala de aula instrumentos iguaizinhos ao que mostramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário