quarta-feira, 14 de julho de 2010

Turmas do 2° ano do Olga - 13/07/10

Nesta terça observei duas turmas do 2° ano. Cheguei atrasada, por isso perdi a primeira turma. Na terça são três turmas do 2°ano. As aulas aconteceram na sala e tiveram duraçâo de 40min. Raiden, havia preparado uma mesma aula para todas as turmas. Com isso percebi que na última foi mais dinâmica, talvez pela repetição. Ele entrou na sala e os alunos já começaram a ficar animados, falando que iria ter aula de música!Quando eu cheguei, eles perguntaram se eu era a professora nova e Raiden explicou que eu estava ali para observar. Então ele pediu para afastarem as cadeiras e que formassem uma roda. Não pude deixar de notar a zuada das cadeiras arrastando no chão! Que paisagem sonora! Então ele começou a tocar a pulsação no pandeiro e pediu para os alunos pisarem no tempo. Depois ele dobrou o ritmo nas palmas e depois batendo nas coxas. Seriam semínimas, colcheias e semicolcheis. Enquanto ele tocava no pandeiro, as crianças tocavam no corpo. E com isso ele fez uma brincadeira de estátua, quando ele parava de tocar no pandeiro eles tinham que fazer uma estátua. Notei que as crianças gostam muito quando vira brincadeira. Depois ele ensinou que para a pisada o som era "pão", para as palmas o som era "leite", e para as batidas nas coxas o som era "chocolate". Então ele tocava no pandeiro e as crianças ouviam o som e repetiam com movimento e voz. Elas aprenderam muito rápido. Depois ele pediu para todos sentarem e foi para o quadro escrever as figuras. Então ele perguntou qual seria a figura que representava a palavra pão, leite e chocolate. Depois ele perguntou quantas sílabas tinha cada palavra e associou à figura. Todos entenderam perfeitamente, e achei super legal essa forma de explicar os valores das notas. Depois ele escreveu frases rítmicas no quadro e as crianças solfejaram falando pão, quando para a semínima, leite para a colcheia e chocolate para a semicolcheia. Foi fantástico! Depois Raiden me falou que o objetivo era primeiro vivenciar no corpo, fazendo música e depois ir para a leitura.
Durante a aula, várias crianças bagunçavam e Raiden chamava a atenção muito bravo. Depois comentei com ele se era necessário ficar tão bravo assim com os alunos. Ele me disse que com o tempo ele foi vendo que era a melhor forma de acabar com a bagunça rápido e não perder tempo na aula. Mostrei para as crianças o ganzá feito de potes de iogurte e pedi para elas trazerem na próxima terça para a gente fazer em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário