sábado, 17 de julho de 2010

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO ESCOLA SANTA BÁRBARA (GRUPO 5) 15 DE JULHO DE 2010

Quinta feira de manhã, chego à escola e encontro com Géssica no portão, Jean e Tânia já estão lá dentro. Assunto do dia? Vamos atuar junto ao educador Maurício em uma atividade previamente planejada para o grupo cinco. Repassamos o que planejamos, damos um “retoque” no material didático preparado por Tânia (Animais diversos desenhados para que as crianças possam colorir). Entramos então na sala, o educador começa a aula como uma continuação da anterior onde por falta de tempo não foi possível realizar a “hora do ouvido” (atividade de apreciação).
O educador através de um aparelho de som tocou para os educandos a música “Carnaval dos Animais (Camile Saint-Saens). Após um tempo de audição começou a questionar as crianças sobre o que estavam ouvindo, a primeira relação que elas notaram foi – “parece com música de casamento”. Foram questionadas sobre os instrumentos que estavam sendo tocados, surgindo os mais inesperados instrumentos como “violão de teclas” que após algum tempo se transformou em piano, também surgiram o xilofone e a flauta. A segunda musica foi “Canção triste” (Carmen Mettig), “autuada” como triste e boa. A terceira música foi uma musica já conhecida pelos educandos só que o educador tocou uma versão sem a letra provocando um estímulo a memória musical dos educandos. Alguns a “reconheceram”, achando-a parecida com a musica que eles já cantaram.
Devido à presença de Jean (elemento novo na sala), a música de apresentação foi cantada novamente, dessa vez com a maioria da sala cantando sem precisar cantar tanto a alteração do verso citado no relatório passado.
Então o professor começou a tocar ao violão a musica “Fazendinha do mestre Zé” enquanto nós bolsistas apresentamos uma a uma as figuras dos animais para que reconhecessem e imitassem, todos participaram ativamente e de maneira até um pouco violenta. É importante entrever entre os educandos aqueles que têm uma atitude mais agressiva, pois esses são provavelmente os que convivem com a violência de maneira mais próxima. Após a música devidamente tocada e “representada”, começamos a colorir os animais junto com os educandos, não havia figuras suficientes para todos, por isso todos compartilharam as figuras, colorindo em grupo, o que mesmo sem planejamento nos permitiu trabalhar conteúdos atitudinais. O educador nos deixou então na sala com os educandos e foi começar a aula do 3º A. O fato de estarmos a sós com as crianças me deixou um pouco preocupado, principalmente quando a merenda chegou e a maioria se dispersou, mas tirando alguns mini-contratempos como o de ter que correr atrás de um educando que saiu da sala sem prestar atenção nos meus chamados e um educando que segundo Jean estava saboreando o lápis de cera, tudo deu certo e saí da sala do grupo cinco com uma sensação de que sim, é possível...

Um comentário:

  1. Legal, Ricardo!
    É possível sim! Imagine que vcs estão vivenciando tudo isso aos poucos e aos poucos chegando à autonomia em sala de aula! Mas é bom vc/vcs começarem com confiança e auto-confiança em cima!
    Bom trabalho!!

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