Relato Escola Santa Bárbara, quinta-feira 08/07/2010.
Após o recesso de São João compareci a escola Santa Bárbara para mais uma visita. Nesta, tive a oportunidade de conhecer o tão bem comentado grupo cinco, que, como já era de se esperar, acabou conquistando a todos.
Quando chegamos a escola (eu, Géssica e Ricardo), pouco antes de iniciar a aula, Maurício esclareceu-nos a respeito de como vem atuando nessa turma, ou seja , a forma como se organiza, planeja as aulas e o sistema de anotações que utiliza após as mesmas; enfim, a estratégia que usa para acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos alunos, registrando o que já foi dado e até onde os alunos conseguiram chegar dentro dos objetivos idealizados.
Maurício dá início à aula apresentando-nos a turma, com exceção de Géssica, que já se tornou uma espécie de anfitriã dos alunos, que, ao perceberem a sua presença fazem o maior alvoroço!
Antes de iniciar as atividades, Maurício relembra a festa junina da escola e pergunta aos alunos quais foram as músicas que eles aprenderam e mais se identificaram. A Ana, uma das alunas da turma, aparentemente a mais descontraída, canta uma música do grupo Calcinha Preta. Foi um momento de bastante descontração por conta de ser uma criança reproduzindo de alguma forma uma música que retrata um comportamento do mundo “adulto” embora de forma muito natural e que certamente foi bastante aplaudida por todos. Bem, depois do “show” de Aninha, Maurício desenvolve a primeira atividade da seguinte forma: com todos sentados em círculo, Maurício começa cantando uma música de “apresentação” falando o seu próprio nome à turma, onde, seguindo a ordem da roda, cada aluno se apresenta no momento devido. Foi uma atividade bastante estimuladora que possibilitou também a nossa participação. Em seguida, desenvolve mais duas atividades. Na primeira os alunos reproduzem os sons do relógio (tic tic) e os movimentos citados na letra da música. Na segunda, imitam os movimentos e sons dos animais na canção “A fazendinha do mestre Zé”.
Após o final da aula, nos reunimos na secretaria da escola onde fomos orientados por Maurício a montar um “repertório” de atividades a fim de adquirir mais liberdade para poder aplicá-las e modificá-las de acordo com as necessidades dos alunos. Então, conversando com Géssica sobre a possibilidade de trabalhar “paisagem sonora” nessa turma, surgiu a idéia do Ricardo de trabalharmos esse assunto pegando o “gancho” do que já está sendo desenvolvido por Maurício na escola com a música “A fazendinha do mestre Zé” utilizando um painel para reproduzir a fazendinha e ilustrações de animais, onde também usaremos a contação de histórias para estimular a participação dos alunos nas atividades. Então, combinamos de produzir esse material assim como a história da fazendinha para a próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário