quinta-feira, 8 de julho de 2010

Relatório Sta Bárbara 8 de julho de 2010 quinta-feira

Chegamos, Eu, Tânia e Ricardo no início da manhã para primeira observação do dia no grupo 5 da educação infantil, que é formado por crianças de 4 e 5 anos. Maurício nos avisou o que faria na aula e que o objetivo era perceber o que ficou neles das aulas anteriores mesmo após o recesso junino, ficamos esperando na sala de professores por alguns minutos até o momento de entrar na sala da turma. Ao chegarmos na sala alguns pequenos se aproximaram de mim por ter me reconhecido da visita anterior à escola e pelo que percebi curiosos a respeito de Tânia e Ricardo. Maurício nos apresentou, chamou a turma para a "Rodinha da amizade" e os convidou a se apresentarem cantando a canção "O meu nome é _____ e o seu como é que é? (2x)" com a mesma melodia da música da brincadeira de roda "Eu sou pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré..." que é cantada por cada aluno e aqueles que não cantam por timidez ou algum outro motivo, são ajudados pelos outros da turma que cantam "O nome dele (a) é _____ e o seu como é que é? (2x)". Em seguida Maurício perguntou se eles aprenderam alguma música no recesso e uma aluna logo saiu cantando "você não vale nada mas eu gosto de você..." e outro aluno se juntou a ela "tudo o que eu queria era saber por quê? Calcinha Preta..." e todos aplaudimos no final.
A segunda atividade proposta foi cantar a canção "chique-chique" que o professor utilizou pra trabalhar coordenação, ritmo e movimentação corporal nas crianças, antes dele propor algum movimento a mesma aluna da música da Banda Calcinha Preta já iniciou alguns movimentos com as mãos e rapidamente Maurício adotou a sugestão, todos fizeram e foram incentivados a contribuir com outros movimentos.
Maurício pediu que retornassem as suas cadeiras e pra finalizar cantou a música "A fazendinha do Mestre Zé" em que eles imitam sons de animais. A maioria participou animadamente não se contendo em suas cadeiras, pude observar que, os que estavam mais afastados também se divertiam com a algazarra dos outros na hora da imitação e sorriam ou imitavam timidamente em seus lugares.
Posso acrescentar que, além do repertório de possibilidades de atividades que estamos aprendendo o que mais me agrada e chama atenção é poder observar a relação entre professor e alunos e as saídas que ele encontra em determinadas situações que se apresentam na prática pedagógica, pra ganhar a atenção dos alunos, dar continuidade a atividade proposta e alcançar os objetivos esperados.
No período que seria da segunda aula de música do dia, Maurício precisou resolver alguns problemas com alguns funcionários então Eu, Tânia, Ricardo e Ana debatemos sobre alguns assuntos e o texto da resenha desta semana. Quando Maurício retornou conversou um pouco mais conosco sobre questões de sala de aula, nos mostrou os marcos da educação musical elaborado por ele e outros professores e contou o processo de criação, finalizando assim a nossa reunião.

Um comentário:

  1. Não sei como por o marcador quem souber pode por favor colocar e deixar uma explicação pra mim?

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