Grupo 5.
As atividades começaram com o professor solicitando aos alunos que fizessem um circulo que é denominado rodinha da amizade para que começasse um trabalho denominado a hora do ouvido. É interessante relatar estes dados de nomes, pois informa que para criança é muito mais interessante dar nomes a estes eventos que em um trabalho com adultos talvez não fosse mencionado. Em seguida Maurício iniciou a atividade de apreciação de música instrumental e perguntou aos alunos os nomes dos instrumentos e o sentimento que eles traziam aos alunos. Todos eles responderam espontaneamente. Depois disso um aluno chamou a atenção de Maurício dizendo que não me reconhecia como do grupo e pediu para que eu me apresentasse. Aprendi a música da apresentação e disse meu nome. Tudo isso mostra o ambiente que esta aula proporciona. As crianças não ficam em silêncio, mas participam de forma ativa do que está sendo transmitido e do que ocorre na sala. Logo em seguida o professor colocou a música da "Fazendinha do mestre Zé" e nos ilustramos com as gravuras dos animais que Tânia havia desenhado. As crianças pintaram as gravuras e a aula foi finalizada.
3º Ano A
Devido a conclusão da atividade com as crianças do grupo 5, quando chegamos na sala o professor já havia começado a atividade. O professor dividiu a sala em 2 círculos. Um grupo passou um copo com a pulsação da música e o outro grupo subdividiu o pulso batendo a clava no chão e a clava na clava. A atividade não fluía devido a inquietação dos alunos. Então o mesmo solicitou a nós que sentássemos nos grupos para ajudar com a atividade musical proposta. A atividade foi realizada com atraso devido à agitação. Logo em seguida o professor pediu aos alunos que reorganizassem a sala da maneira que estava. Cantou a música “O que é que está escrito”. Como os alunos não estavam concentrados na atividade, o educador colocou a música “Pastorzinho” que tem um andamento mais devagar e conclui a aula. Em seguida Maurício conversou conosco sobre a inquietude dos alunos. Falou que estava ruim, porém abriu o horizonte ao contexto da idade e dos acontecimentos. Disse que alguns queriam “aparecer” mais que outros devido a ser uma idade em que os alunos tendem a chamar à atenção do sexo oposto, neste caso as meninas, e falou que era para termos um pouco de paciência com os garotos.
3º Ano B
O professor inicia a aula conversando sobre assuntos diversos (com o objetivo de mostrar a relação próxima do professor com os alunos). Em seguida pergunta quais as músicas que eles aprenderam no São João pois era a primeira aula dele com esta turma depois das férias. Eles começaram a cantar a música “Libera o Toim”. Maurício então questionou quais as músicas que ele trabalhou no semestre anterior. As músicas foram as seguintes: "Música da Maré", "Que é que tá escrito", "Vaga-lume", "Música da preguiça" e Música do Galo". Os alunos no final da música do galo (que foi a última) faziam mais gestos do que cantar a música. Em seguida o professor colocou a atividade no quadro e dividiu em dois grupos. Um grupo executava as figuras que estavam do lado direito do quadro e o outro executava as que estavam do lado esquerdo. As figuras de um lado eram: quadrado vazio (representando silêncio), quadrado com X no meio (representando estalo de língua). Do outro lado era um quadrado vazio (representando silêncio) e quadrado com X no meio (representando estalo de dedos). Os alunos executaram as atividades com fluência. Durante as explicação os alunos dispersaram-se fazendo uma outra atividade que já havia sido ensinada nos anos anteriores com uma música muito conhecida chamada “We will rock you”. Em seguida o professor terminou a atividade proposta.
Jean ...
ResponderExcluirvc escreve o seguinte: "Maurício iniciou a atividade de apreciação de música instrumental e perguntou aos alunos os nomes dos instrumentos e o sentimento que eles traziam aos alunos"."
Fiquei curiosa de saber qual música foi colocada e quais os sentimentos expressados pelos alunos ...
Obrigada!