segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Relato da aula na Escola Carmelitana do Menino Jesus - 05 de setembro de 2011


Chegando à escola, já estava acontecendo à abertura do turno com os alunos, professores e funcionários. Esse momento foi dirigido pela professora Letícia que ao terminar orientou a ida dos alunos para suas salas. A professora do 5º ano foi substituída no primeiro horário pela professora Letícia porque estava com médico marcado. e no segundo horário todos ficaram comigo para aula de música. A turma não estava muito grande porque faltaram alguns alunos.


Continuei o programa já planejado com o professor Davi, de reconhecimento de notas e leitura rítmica. Os alunos demonstraram estar muito interessados. Essa atitude ajudou bastante o desenvolvimento da aula e a execução dos exercícios.


Iniciei a aula dando as boas vindas aos alunos e sugerir quer fizéssemos uma pequena revisão nos assuntos dados na aula anterior para podermos dar continuidade ao assunto que estaríamos discutindo posteriormente.


Revisamos:


- o conceito de pauta e sua função;


- o conceito e função das claves (de sol e fá) e suas posições;


- o antes e depois do som dado;


- os sons: longo e meio longo – curto e meio curto, relacionando a duração dos sons com as figuras de notas.


É importante dizer que ao apresentar as figuras de notas, não o fiz indicando o nome de cada figura (semibreve – mínima – semínima e colcheia), apenas associei a figura à duração do som.



Em seguida, executei a seqüência rítmica:

E pedir que os alunos reproduzissem.


Depois de bem executado, os alunos foram orientados a marcar a pulsação da musica com os pés e baterem palmas no ritmo dado.


A turma foi dividida em dois grupos, A e B: O grupo A executou a seguinte seqüência rítmica:

O grupo B, a seguinte seqüência rítmica: Pedir que os dois grupos executassem as duas seqüências rítmicas ao mesmo tempo e marcassem a pulsação com os pés.

Perguntei se eles conseguiam identificar a musica que o ritmo se aplicava. Logo surgiram muitas sugestões, entretanto, ninguém acertou. Então, escrevi letra da musica no quadro e pedi para que falássemos apenas a letra da canção, sem estabelecer uma altura:




Cantamos a canção com a letra e melodia completa:


Encerramos nossa atividade cantando a canção com gestos - Que Confusão - J.W.



Forte abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário