Chegando à escola, já estava acontecendo à abertura do turno com os alunos, professores e funcionários. Esse momento foi dirigido pela professora Letícia que ao terminar orientou a ida dos alunos para suas salas. A professora do 5º ano foi substituída no primeiro horário pela professora Letícia porque estava com médico marcado. e no segundo horário todos ficaram comigo para aula de música. A turma não estava muito grande porque faltaram alguns alunos.
Continuei o programa já planejado com o professor Davi, de reconhecimento de notas e leitura rítmica. Os alunos demonstraram estar muito interessados. Essa atitude ajudou bastante o desenvolvimento da aula e a execução dos exercícios.
Iniciei a aula dando as boas vindas aos alunos e sugerir quer fizéssemos uma pequena revisão nos assuntos dados na aula anterior para podermos dar continuidade ao assunto que estaríamos discutindo posteriormente.
Revisamos:
- o conceito de pauta e sua função;
- o conceito e função das claves (de sol e fá) e suas posições;
- o antes e depois do som dado;
- os sons: longo e meio longo – curto e meio curto, relacionando a duração dos sons com as figuras de notas.
É importante dizer que ao apresentar as figuras de notas, não o fiz indicando o nome de cada figura (semibreve – mínima – semínima e colcheia), apenas associei a figura à duração do som.
Em seguida, executei a seqüência rítmica:
E pedir que os alunos reproduzissem.A turma foi dividida em dois grupos, A e B: O grupo A executou a seguinte seqüência rítmica:
O grupo B, a seguinte seqüência rítmica: Pedir que os dois grupos executassem as duas seqüências rítmicas ao mesmo tempo e marcassem a pulsação com os pés.Perguntei se eles conseguiam identificar a musica que o ritmo se aplicava. Logo surgiram muitas sugestões, entretanto, ninguém acertou. Então, escrevi letra da musica no quadro e pedi para que falássemos apenas a letra da canção, sem estabelecer uma altura:
Cantamos a canção com a letra e melodia completa:
Encerramos nossa atividade cantando a canção com gestos - Que Confusão - J.W.
Forte abraço!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário