RELATO DE OBSERVAÇÃO NA ESCOLA SANTA BÁRBARA DIA 08/09/2011
3º Ano B
À volta do feriado é sempre complicada. Os alunos estavam indispostos, com umas caras de preguiça, o que levou o professor Mauricio a cantar com a turma a musica “a danada da preguiça” para animar a turma. Em seguida ele cantou a música “BOLINHA DE SABÃO” que ele tinha ensinado anteriormente. Nessa música ele trabalhou com estalos de língua e de lábios, e pude observar alguns alunos que tinha dificuldade em realizar esses estalos e como o professor desenvolve uma atividade voltada para alunos que tem mais dificuldades sem deixar de contemplar os demais. Maurício pediu fizesse com ele a regência da música BOLINHA DE SABÃO, onde eu marcava para eles a entrada da música e quando eu fechava a mão eles paravam de cantar em voz alta (cantavam na cabeça) e quando eu abria a mão eles voltavam a cantar. Trabalhei também com andamento onde eles tinham que cantar prestando atenção nos meus movimentos de regência para ver quando eu acelerava ou regia mais lento. Tenho percebido que quando Maurício me coloca nessas atividades eu as realizo com mais certeza do que estou fazendo, aquela vergonha e medo iniciais de assumir em parte a turma têm passado. A nossa ultima atividade Maurício deixou que eu aplicasse. Eu escrevi no quadro a pequena letra da música que eu ia ensinar para eles, mas tive que falar as frases para que eles repetissem, pois alguns alunos (são poucos) ainda não lêem com fluência. Em seguida cantei para eles a melodia e mostrei a coreografia, todos aprenderam e eu pude aplicar a atividade onde eles na primeira parte cantavam a música fazendo a coreografia e logo depois eu ia cortando palavras na letra da música para que eles cantassem novamente sem pronunciar aquela palavra cortada. O grau de dificuldade foi aumentando a medida que eu ia cortando mais e mais palavras até que ficasse somente os gestuais. Todos participaram da atividade e o mais surpreendente foi que eu consegui aplicar a atividade mesmo com aquela leve insegurança e pensamento de: SERÁ QUE ELES ESTÃO ENTENDENDO O QUE QUERO PASSAR? SERÁ QUE ESSA ATIVIDADE VAI CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DELES? Maurício me chamou a atenção para como deve ocorrer o planejamento e estruturação de uma atividade, pois quando eu estava falando as frases da música para que os alunos repetissem, eu não fiz um trabalho processual repetindo com eles mais de uma vez, eu falei só uma vez, e isso numa turma de grupo cinco, por exemplo, não funcionaria. Essa foi uma experiência maravilhosa, pude experimentar a atividade e refletir sobre a minha atuação em sala.
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