quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Relato da Experiência Colaborativa na Escola Carmelitana, 12 de setembro de 2011

Nesse final de semana fui para um Simpósio de Artes em Feira de Santana que aconteceu 09, 10 e 11 de setembro. Retornei na segunda feira pela manhã, não deu tempo nem eu passar em casa para deixar as bagagens. Minha chegada na escola com as bagagens despertou a curiosidade de muitos, principalmente dos alunos que logo perguntaram se eu iria viajar. Foi muito interessante.

Mais uma vez a turma do quinto ano não foi dividida em dois grupos, isso porque o que foi planejado foi para ser desenvolvido com a turma juntas. Então, pedi para que os alunos me ajudassem a arrumar a sala, acomodando as carteiras que estavam no centro da sala para um local, de modo que pudéssemos nos movimentar livremente na sala. Todos me ajudaram, inclusive os mais agitados. Pedir para me ajudassem a pegar a caixa amplificada que foi usada na abertura que estava no pátio da escola e trouxessem para sala para ampliarmos o som do computador.

Com o espaço livre das cadeiras, pedi para que todos dessem as mãos e formassem uma grande roda. Em seguida, orientei a que todos sentassem no chão e quando ia falar a respeito da brincadeira, começaram a me fazerem perguntas a respeito da mala que estava na sala de aula. Não tive como não falar a respeito. Terminado de contar a experiência, expliquei como iramos desenvolver a brincadeira proposta.

Aprendemos a canção “A caminho de Viseu”, do Livro Palavra Cantada

Indo eu, indo eu,

A caminho de Viseu,

Encontrei o meu amor,

Aí Jesus que lá vou eu! (2x)

Refrão

Ora zus, truz, truz,

Ora zás, trás, trás,

Ora chega, chega, chega,

Ora arreda lá pr'a trás!

Indo eu, indo eu,

A caminho de Viseu,

Escorreguei, torci um pé,

Ai que tanto me doeu! (2x)

Refrão

Vindo eu, vindo eu,

Da cidade de Viseu,

Deixei lá o meu amor,

O que bem me aborreceu! (2x)

Volta para o Refrão...

Depois de aprendida a canção e a experimentado com movimento corporal. Expus no quadro a célula rítmica da canção com a participação dos alunos. À medida que eles iam identificando o tempo longo e o tempo curto contido na música eu ia escrevendo no quadro, fazendo os ajustes necessários, e os levando a refletir as respostas.

Terminamos a aula com a chamada e informando os nomes dos alunos que estariam participando das aulas de flauta. Eles ficaram empolgados, ao mesmo tempo, desafiados a estarem atendendo aos critérios estabelecidos pelo professor Davi de interesse, respeito aos colegas e um bom comportamento.

Observação: Eu não descrevi na integra como foi feito a brincadeira depois da alteração porém, segue abaixo o endereço de onde vocês poderão assistir.

http://www.youtube.com/watch?v=4zdhV9PGXI8

http://www.youtube.com/watch?v=U2Qrt1WXstI&feature=related


Abração!!!

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