domingo, 18 de setembro de 2011

Relato dia 15/09

3º ano B

Maurício perguntou aos alunos que música eles gostariam de cantar e a música escolhida foi a que Regiane havia trabalhado na semana anterior, que eu não estava presente.
“Lá na estrada em curva deu um furo no pneu...” era a letra cantada junto com uma coreografia. À medida em que a música ia sendo repetida, algumas palavras da letra iam sendo retiradas, mas a coreografia era mantida.
Depois de algumas vezes, quem errasse saía da roda. Sempre que alguma competição é feita, os meninos ficam mais entusiasmados, mais estimulados.
Em seguida, Maurício mudou a atividade e fez uma roda, pegou um copo e passou no ritmo da música. Depois pegou mais um copo e colocou no outro extremo da roda para ser passado também na cabeça do compasso, também tirando palavras da letra.
Os meninos gostaram bastante.


3º ano C

Maurício iniciou a aula falando do Hip Hop. Falou rapidamente de sua origem, assim como do Rap, Break, Grafite e dos MC’s. Escreveu as traduções alguns exemplos brasileiros.
Tocou, então, a música “Novo Nego Véio” de Emicida, do álbum Emicídio e fez o ritmo com um copo e palmas. Em seguida disse que faria uma música usando os sinônimos e antônimos – assunto que estava sendo trabalhado pela professora da turma.
Os meninos foram falando as frases de forma meio tímida, mas aos poucos as frases foram saindo.


4º ano A

A gente entrou na turma na hora da merenda. O prato era arroz com um pedaço de peixe – me pergunto quanto custou cada um. Andei tendo conversas sobre as merendas escolares com um funcionário de uma empresa de licitação. Como todos sabemos, o superfaturamento rola adoidado...
Maurício cantou a música do lixo (que eles compuseram no ano passado enquanto), enquanto eles comiam. Depois de alguns minutos, ele ligou o som e começou a apresentar a atividade, mas tudo demora nessa turma e é muito cansativo porque os meninos não param de falar hora nenhuma.
Na verdade, apenas uma pequena parte da turma fica extremamente dispersa, ai a atividade não anda e o resto da turma acaba por se dispersar também.
Fui para a frente fazer o Rap com o copo junto com Maurício e mais um aluno. Tudo foi lento, mas rolou. Ele chamou duas meninas para fazer a atividade e elas estavam bem empolgadas, mas a turma começou a fazer barulho e os meninos de sempre estavam com uma energia muito agressiva. Maurício, então, encerrou a aula e ainda no final mandou dois alunos para a secretaria.
Infelizmente, nos últimos meses nenhuma atividade funciona bem nessa sala.


5º ano A

Eu e Maurício entramos na sala, mas a professora estava terminando de aplicar uma atividade. Esperamos um pouco, mas na hora de entrar Maurício lembrou que tinha que fazer alguma coisa na secretaria. Com isso, entrei sozinho na sala e comecei a aplicar a mesma atividade do Rap e dos copos.
Fiz mais ou menos as mesmas análises que Maurício tinha feito, mas como ele demorou o suficiente para eu que falasse tudo, acabei começando com a audição da música e fui levando a aula. Mostrei o ritmo e comecei a demonstrar com o copo. Em seguida, chamei um menino para fazer comigo. Ele tinha certa dificuldade, mas tudo foi rolando, já que os meninos estavam animados e atentos ao que estava acontecendo.
Maurício já tinha chegado há um tempo, mas não interferiu na minha condução da atividade. Chamei mais um aluno para fazer e a turma parecia se divertir. Ao final da aula fiz o ritmo com Maurício e terminamos.
Gostei da aula, especialmente pelo improviso, assumindo de última hora.

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