sábado, 10 de setembro de 2011

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA ESCOLA CARMELITANA DO MENINO JESUS 31 DE AGOSTO DE 2011

Cheguei à escola a tempo da acolhida e percebi que havia alguma coisa errada, o numero de educandos estava bem reduzido, menos da metade estavam presentes na hora da acolhida.

Davi me explicou que como a escola foi municipalizada, ainda existiam alguns professores do estado trabalhando para a prefeitura e como naquele dia havia uma paralisação dos servidores estaduais devido ao anuncio do governo da intenção de cancelar o plano de saúde – PLANSERV.

Mesmo assim a aula do quarto ano estava garantida pois a professora dessa turma é funcionária da prefeitura.

Davi me explicou que tinha pedido aos educandos que desenhassem a clave de sol no pentagrama na aula passada. Então comecei a explicar aos que ainda não sabiam a clave o passo a passo que Davi me explicou, e pedi que desenhassem a clave mais algumas vezes.

Desenhada a clave, perguntei se todos conheciam a “escala de Dó”, então com a ajuda deles escrevi no quadro. Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Expliquei o que o pentagrama tinha cinco linhas e que cada linha e espaço era uma nota, logo se a primeira linha era Fá o espaço posterior teria que ser Sol, com a mesma lógica funcionando de modo descendente, escrevemos juntos no quadro os nomes dos espaços e linhas do pentagrama, tomando como base a nota Fá na primeira linha.

Entendida a lógica de funcionamento da pauta, expliquei que a clave de sol aprendida, marcava a segunda linha como a nota Sol e pedi que escrevessem na pauta dada por Davi o nome das notas tendo como referência agora a nota Sol na segunda linha.

Percebi a facilidade dos educandos de entender a lógica de funcionamento da partitura, e alguns entenderam que as notas escritas na pauta estavam nos instrumentos também. Mas também ficou claro que para eles aquelas informações não tinham muita utilidade. Vou tentar na próxima aula aproximar os conteúdos com a realidade deles.

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