sábado, 24 de setembro de 2011

TOCA REGGAE PROFESSOR?

ESCOLA CARMELITANA DO MENINO JESUS
21 DE SETEMBRO DE 2011
Cheguei à escola, acompanhei a acolhida e percebi que os educandos estavam bastante agitados, fui averiguar o porquê com alguns professores e recebi a informação de que eles estavam assim porque ia haver uma apresentação de dança dos educandos da Carmelitana no teatro do SESI, no evento cultural da Península de Itapagipe.
Apesar da agitação na hora da acolhida, a aula do 4º ano foi tranqüila. Comecei revisando os conceitos e funções do pentagrama e da clave de sol, depois coloquei no quadro os nomes das linhas e dos espaços tomando como referência a clave de sol. Os educandos não tiveram muitas dificuldades com esse assunto.
Ouvimos músicas com nomes de notas e procurei mostrar aos educandos que cada nota tinha um som especifico (altura). As músicas foram:
A Turma do Seu Lobato - Dó Ré Mi
Clay Nunes - Escolinha Musical
Enquanto ouvíamos, aproveitei a entonação das notas sugeridas pelas canções para exemplificar aos educandos as diferenças de alturas entre as notas. Pedi que cantassem as notas escritas na pauta do quadro (escala de dó maior) e apesar de algumas desafinações (acho que foi a primeira vez que os educandos realizaram esse tipo de exercício), o resultado foi bom.
Perguntei o que eles acharam das canções que ouviram e muitos disseram que gostaram apesar das músicas serem “infantis”. Perguntei se eles não queriam compor uma música com o nome das notas e recebi muita empolgação em resposta. Ficando então para próxima aula a composição.
Ao compor uma música desse tipo os educandos irão se familiarizar com as alturas através do fazer criativo, de modo lúdico, sem exercícios de solfejo sem sentido.
A aula foi à mesma para as duas turmas, praticamente com as mesmas reações, inclusive a mais interessante. Tinha planejado mostrar uma música da realidade deles escrita na pauta, para que eles cantassem com os nomes das notas, facilitando assim o entendimento da partitura dentro de um contexto musical. A música escolhida foi “Criminalidade” – Edson Gomes, música já trabalhada em sala e bem recebida pelos edcuandos. Porém tinha deixado essa atividade para o fim da aula (como um bônus). No entanto nas duas aulas que eu dei, desde a primeira atividade ouvi os educandos falando:
– Toca reggae professor?
– Quero ouvir reggae professor?
– Essa música é chata professor, cadê o reggae?
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário