OBSERVAÇÃO NA ESCOLA SANTA BÁRBARA DIA 01/09/2011
3 Ano B
Chegamos na sala e percebemos que a turma estava bem reduzida, tinham só dez alunos. Maurício começou a tocar a música “o que é que ta escrito na capa do gibi” e aos poucos os alunos lembravam e cantavam, Maurício colocou o CD com a música para mostrar aos alunos a parte rítmica que eles fariam com palmas marcando esse ritmo. Algumas crianças ainda tinham dificuldades de bater palmas no ritmo certo e Maurício me pediu que ficasse na frente da classe para bater palmas junto com eles e isso facilitou, pois eles tinham uma referência até que o ritmo fosse internalizado e a maioria conseguiu cantar e bater palmas no ritmo que o professor pediu. Em seguida o Bolsista Pedro conduziu a atividade que ele levou para trabalhar com as crianças. Nessa atividade ele trabalhou a pulsação onde ele fez uma roda e pediu que os alunos marchassem e contassem com ele um, dois, três, quatro. No segundo momento ele pediu que todos continuassem marchando e contando e batessem uma palma no primeiro tempo, depois só no segundo tempo, no terceiro, quarto e várias combinações. Ele acrescentou a essa atividade a intensidade onde as crianças marchavam, contavam, batiam palma no tempo e tudo isso com a intensidade que o professo Pedro pedia (forte ou fraco). Os alunos participaram da aula, um ou outro estava tirando a atenção da turma, tinha um que estava de exibindo com golpes da capoeira que ele conhecia e pediu a Pedro que fizesse uma roda de capoeira e Pedro disse que pra fazer a roda eles tinham que aprender o ritmo e a música. No finalzinho Pedro fez a roda onde alguns jogaram.
A bolsista Ísis fez uma atividade de integração (ZIP, ZAP) onde cada um na roda passava uma palma e dizia ZIP se fosse para os colegas do lado direito ou esquerdo e ZAP para os demais na roda. As crianças adoraram a atividade. Em seguida a professora fez uma pequena mudança onde foi trocada a palavra ZIP ou ZAP pelo nome do colega escolhido e todos tinham que passar a palma, dizer o nome do colega e trocar de lugar com ele e assim sucessivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário