sábado, 17 de setembro de 2011
RELATO DE ATIVIDADES NA ESCOLA SANTA BÁRBARA DIA 15/09/2011
3º Ano B
Maurício sempre que inicia a aula pergunta para os alunos qual música eles querem cantar e dessa vez eles escolheram a música que ensinei para eles na aula anterior. Fiquei feliz em saber que eles gostaram da atividade. Maurício me pediu que repetisse a atividade, onde todos cantavam a música “lá na estrada em curva deu um furo no pneu” e faziam também a coreografia e em seguida eu escolhia a palavra que eles não poderiam cantar e quem errasse sentava, e isso os deixou mais atentos. Em seguida, Maurício utilizou a mesma música para realizar a atividade que ele tinha elaborado, pois ele percebeu que as crianças estavam curtindo e participando. Ele fez então uma roda com todos sentados no chão e começou a passar um copo. Todos cantavam e passavam o copo no ritmo da música, depois ele também tirou algumas palavras e logo os alunos tinham que cantar, passar o copo e lembrar de não cantar a palavra que ele tirou.
3º Ano C e E
Quando chegamos na sala, a professora estava ensinando sinônimos e antônimos para os alunos. Maurício percebeu que podia usar isso na atividade que ele ia desenvolver em sala. Ele iniciou a aula falando um pouco sobre o movimento HIP HOP que surgiu nos Estados Unidos e tem suas divisões: a música é o RAP, a dança é o BREAK, a arte visual é o grafite e o MC (mestre de cerimônia) é o cantor de RAP. Depois dessa explicação ele colocou um RAP para os alunos ouvirem e por um momento percebi a atenção de todos, Maurício pegou um copo e demonstrou um ritmo de RAP durante a apreciação musical e me pediu que fizesse esse ritmo no copo com ele aonde um ia passando pro outro. Os alunos ficaram encantados. Em seguida Maurício falou que o RAP significava RYTHM AND POETRY que em português é RITMO E POESIA, ele logo recitou a poesia “BATATINHA QUANDO NASCE ESPARRAMA PELO CHÃO” fazendo o ritmo do RAP no copo e sugeriu que a turma criasse um RAP com sinônimos e antônimos aproveitando o que eles tinha aprendido com a professora e assim ele fizeram:
O CACHORRO FUGIU DE CASA
O CACHORRO FICOU EM CASA
O PATO ESTÁ DISTANTE
LONGE DA LAGOA
O PATO FOI PRA FEIRA PRA COMPRAR MOCOTÓ
ELE VOLTOU DA FEIRA E NÃO COMPROU MOCOTÓ
Terminada a composição utilizando os sinônimos e antônimos, era hora de cantar no ritmo do RAP e todos curtiram muito a aula. Achei muito inteligente Maurício ter aproveitado o que os alunos estavam aprendendo em sala e aplicar na atividade de música o que torna o aprendizado deles muito mais significativo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário